Entenda diferenças entre os tipos de arroz e quais receitas usam cada
Tem arroz agulhinha, integral, vermelho, negro... são muitos tipos, e cada um deles tem as suas funções na culinária
Se tem um alimento que é muito consumido no almoço dos brasileiros, é o arroz. Isso sem contar que ele ainda aparece em outros momentos, como naquela comida japonesa do final de semana ou nos risotos. Contudo, você sabia que esses arrozes não são todos iguais?
Pois é! Há uma variedade de tipos de arroz, cada um deles ideal para certos pratos e culinárias. Inclusive, existem aqueles que não são tão consumidos em algumas partes do Brasil, mas pode ser legal conhecer e até experimentar, como o vermelho e o negro.
A seguir, veja os principais tipos de arroz, suas características e usos na culinária:
Arroz agulhinha ou branco
É a variedade mais comum, e uma das razões para isso é que ele é mais fácil de cozinhar, pois seu grão passa por um processo que remove sua casca. Por outro lado, isso acaba tirando alguns de seus nutrientes. Outro benefício desse tipo de arroz é o seu preço, pois geralmente é o mais acessível do mercado.
O arroz branco pode ser usado em várias receitas ou comido com feijão no dia a dia da forma tradicional mesmo.
Vale ressaltar que, na hora de escolher o arroz no mercado, há uma numeração na embalagem que vai de 1 a 3 e indica a qualidade do grão e se ele está quebrado ou não, sendo o 3 o que mais tem grãos quebrados. Compare qualidade e preços para escolher o mais adequado para você.
Arroz integral
Ao contrário do anterior, esse arroz mantém sua casca, o que quer dizer que ele vai ter mais nutrientes e fibras. Contudo, ele vai demorar mais para cozinhar também. Visualmente, sua coloração é mais amarronzada do que a do arroz branco.
Pode ser usado basicamente para os mesmos fins do arroz branco.
Arroz parboilizado
Esse arroz vem já pré-cozido, passando por um processo hidrotérmico antes de sua casca ser retirada. Com isso, os nutrientes da casca passam para o grão.
Também aparece, na maioria das vezes, da mesma forma que os anteriores.
Arroz cateto
Você já ouviu falar do "arroz japonês"? É ele! Base para os pratos dessa cultura, seus grãos são mais curtos, transparentes e curvos. Além disso, ele fica com aquele aspecto mais cremoso característico do arroz nos pratos japoneses por conta da sua elevada concentração de amido.
Ele existe tanto na versão tradicional quanto na integral, com mais nutrientes.
Arroz negro
Com seu sabor marcante, o arroz negro é um alimento rico em proteínas, minerais e fibras. Chega a ser até mais nutritivo do que o arroz integral, contudo com sua casca mais resistente vem também um tempo de cocção maior.
Ele aparece especialmente em pratos junto com peixes ou frutos do mar, combinando muito bem com esse tipo de alimentos.
Arroz arbóreo
Apesar de muita gente pensar que o risoto usa o arroz branco tradicional, o correto é utilizar o arbóreo. Seus grãos são menores, mais arredondados e com maior concentração de amido, o que cria a cremosidade. Isso sem contar que ele consegue absorver melhor temperos colocados nele.
Arroz vermelho
Ainda pouco existente no Brasil, porém chegando cada vez mais com a busca por alimentos saudáveis, ele é vermelho e sua casca é rica em ferro, zinco e fibras. Tem um gosto característico e mais próximo do arroz negro, contudo geralmente vai mais em pratos de vegetais, carnes magras e legumes.
Arroz basmati
Esse é outro dos tipos de arroz que aparecem mais na culinária asiática, porém nesse caso especificamente a tailandesa e a indiana. Ele tem um sabor bem diferente do que os brasileiros estão acostumados, já que é mais adocicado e aromático. Tanto que nem precisa de tantos condimentos em seu preparo.
O prato mais popular servido com esse tipo de arroz é o curry.