Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialista explica se comer carne à noite faz mal

Descubra se você pode comer carne à noite ou se isso faz mal e quais tipos de proteína são mais adequados para o período noturno

27 set 2024 - 11h30
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas não dispensam uma boa carne no dia a dia, seja no almoço, à tarde ou no jantar. Contudo, ao comer esse alimento no período noturno, algumas pessoas podem sentir desconforto. Segundo a médica dermatologista e nutróloga Consolação Oliveira, o problema é maior com alguns tipos de carne.

Veja se comer carne à noite faz mal
Veja se comer carne à noite faz mal
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"Existem alguns tipos de carne que são naturalmente mais difíceis de digerir, como a vermelha. Principalmente as mais gordurosas ou que são preparadas fritas. Isso significa que o consumo durante a noite não é indicado, pois pode sobrecarregar o estômago", explica. Isso ocorre porque à noite o corpo está fazendo a limpeza do organismo.

Vale lembrar que o aparecimento ou não do desconforto pode ter a ver com algumas questões ligadas a cada pessoa, como a idade. Pessoas mais jovens tendem a digerir melhor a carne à noite em comparação com quem tem mais idade.

"Idosos devem evitar comer carne no final do dia, já que o organismo das pessoas nessa idade já não tem tantas enzimas digestivas que são importantes para o metabolismo e boa digestão dessas proteínas", esclarece Consolação Oliveira.

Ademais, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como o tipo de carne e a quantidade.

Carnes brancas e magras são as melhores opções

As carnes magras como o frango e os peixes tendem a ser as melhores opções no jantar. "Aquele filé de peito de frango e tilápia grelhados ou até mesmo um salmão vão muito bem nesse horário. E lembre-se: o jantar deve acontecer entre 19h e 20h e a quantidade de carne deve ser de 100 a 150 gramas por porção", explica a médica especialista em alimentação saudável.

De acordo com Consolação Oliveira, a orientação é evitar o consumo de alimentos pesados como um todo. "A carne vermelha e a suína são proteínas mais pesadas. Quando unimos elas a outros ingredientes, como em uma feijoada, a refeição fica ainda mais pesada", diz.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade