Festas de fim de ano: saiba como manter a alimentação equilibrada
Nutróloga explica como aproveitar a variedade de pratos deliciosos durante as festas de fim de ano sem deixar de lado os cuidados com a saúde
As festas de fim de ano podem ser um grande desafio para quem precisa controlar a ingestão de alimentos gordurosos ou açucarados. O clima festivo pode impulsionar o consumo exagerado desses alimentos, atrapalhando a rotina alimentar construída ao longo de todo o ano.
De acordo com a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, a mentalidade do "vou aproveitar agora e consertar depois" durante as festas pode ser prejudicial para uma alimentação saudável.
"Esse pensamento leva a exageros que não só sobrecarregam o organismo, como também aumentam a ansiedade e a dificuldade de voltar a uma rotina saudável", explica. Ela conta que são os pequenos passos e ajustes que podem fazer uma grande diferença.
Alimentação equilibrada
Cuidar da alimentação em meio às festas de fim de ano não é tão difícil quanto se imagina. Aumentar o consumo de água, especialmente antes das celebrações, já ajuda o organismo a processar melhor os excessos, além de preencher sempre a metade do prato com saladas e vegetais, que também ajuda a equilibrar as refeições mais calóricas.
"Não é só as festas engordam, mas o excesso de calorias consumidas regularmente que causam aumento de peso, por isso que adianta sim começar agora, pois cada escolha saudável, mesmo que pontual, contribui para a saúde a longo prazo", explica Ana Luisa Vilela.
A médica ressalta ainda que não se trata de restrição, mas de equilíbrio e moderação, dá para provar todas as opções que aparecerem nas festas, mas é importante olhar o tamanho da porção. "Os protagonistas da época, como espumante ou vinho, também são melhores opções do que os coquetéis açucarados", diz.
Para aqueles que desejam começar a cuidar da alimentação agora, Ana alerta para não ser radical, mas fazer escolhas conscientes que promovam bem-estar. "O importante é lembrar que saúde é um processo contínuo, e cada passo conta, pois, uma abordagem equilibrada reduz os picos de ganho e perda de peso", conclui.