Inglesa, doce, baroa… conheça os tipos de batata e como usar cada uma
Os tipos de batata têm diferentes cores, tamanhos e até sabores e, por isso, cada um pode ser melhor para certos preparos
Você já deve ter notado, ao ir ao supermercado fazer as compras do mês, que não existe apenas um tipo de batata - muito pelo contrário, são vários! Tem a inglesa, a doce, a baroa, a asterix, entre outras.
E não é só o sabor que muda de uma para a outra, viu? Cada tipo de batata tem os seus benefícios específicos para a saúde. Isso sem contar que algumas podem ser melhores para determinadas receitas do que outras, inclusive por seu tamanho, formato e textura.
Quer aprender mais sobre os tipos de batata e seus usos? Confira a seguir:
Batata inglesa
Esse é o tipo mais comum aqui no Brasil e é rico em diversos nutrientes, como a vitamina B, o cálcio e o ferro. Ele é o mais versátil também, sendo usado em diversas receitas com batata, seja ela frita, assada ou mesmo em formato de purê.
Batata doce
A queridinha das dietas fitness também é muito boa para quem precisa repor nutrientes por algum motivo. Seu sabor adocicado é bem diferente dos outros tipos de batata, assim como sua casca roxa. Pode ser consumida frita, assada ou cozida. Além disso, é possível fazer um chips bem gostoso com ela que vai te ajudar a substituir produtos industrializados.
Batata asterix
É muito similar à batata inglesa, porém com uma casca mais arroxeada ou puxada para o rosa. É muito leve, por isso pode acabar se desmanchando se feita cozida ou em ensopados. Dessa forma, é melhor para preparos fritos.
Batata baroa
Também chamada de mandioquinha, essa batata é rica em diversas vitaminas e é outra que dá um excelente purê! Isso sem contar que pode ser assada e é, aliás, muito recomendada na introdução alimentar de crianças.
Batata bolinha
Por ser pequenininha, aparece muito como petisco, às vezes em conserva. Fora o tamanho, é muito semelhante à batata inglesa.