Jabuticaba está em lista das melhores frutas do mundo; veja ranking
Lista realizada pelo site TasteAtlas elegeu duas frutas brasileiras para o ranking; saiba qual a posição da jabuticaba
Você gosta de jabuticaba? Aparentemente, além dos brasileiros, ela também conquistou outros admiradores! Isso porque ela apareceu no ranking de melhores frutas do mundo do site TasteAtlas. A lista foi atualizada pela última vez no dia 16 de novembro e a jabuticaba ficou em segundo lugar!
A frutinha roxa venceu competidoras de todos os cantos do globo e ficou atrás apenas do Mangostão, típica da Ásia. Outro candidato brasileiro, o açaí, também figurou no top 10 do site, ficando com a sétima posição.
O ranking, assim como outros realizados pelo TasteAtlas, foi feito da seguinte forma: usuários do site deviam dar uma nota de 0,5 a 5 para cada alimento. No final, o portal pegou a média dessas avaliações e montou a lista. Para dar um exemplo, a jabuticaba ficou com uma nota final de 4,7, enquanto o açaí conquistou um 4,5.
Com essa nota, a jabuticaba conseguiu ficar à frente de outras frutas brasileiras muito mais consumidas no dia a dia, como a banana, o morango e a laranja, que não chegaram ao top 10.
A seguir, confira as dez melhores frutas do mundo segundo a classificação do TasteAtlas e o seu principal país de origem:
- Mangostão (Indonésia)
- Jabuticaba (Brasil)
- Deglet Nour (tâmara da Tunísia)
- Rodakina Naoussas (um tipo de pêssego da Grécia)
- Morango Cassubiano (Polônia)
- Wiśnia Nadwiślanka (um tipo de cereja da Polônia)
- Açaí (Brasil)
- Lúcuma (Peru)
- Limão de Sorrento (Itália)
- Tangerina de Quios (Grécia)
Já na lista do TasteAtlas das frutas mais populares do mundo, outra fruta muito conhecida no Brasil entrou para o top 10, em quinto lugar: o guaraná.
Jabuticaba: uma explosão de nutrientes
Apesar de o ranking do TasteAtlas ser baseado no sabor, a jabuticaba também é uma campeã quando o assunto é a saúde.
Nesta pequena fruta estão muitos nutrientes importantes para o organismo e que trazem diversos benefícios para quem a consome.
Carboidratos, fibras, vitamina C, cálcio, fósforo e ferro são alguns desses nutrientes incríveis. Ademais, a fruta também é um ótimo anti-inflamatório e ajuda no funcionamento do sistema digestivo.