Maionese caseira é segura? Saiba os riscos do alimento à saúde
Embora pareça uma opção saudável, a maionese caseira pode colocar a segurança alimentar em risco; veja 4 armadilhas escondidas
A maionese é um perfeito acompanhamento para receitas como lanches e salgados. A versão artesanal desse ingrediente clássico da cozinha surpreende pelo seu sabor, textura e funcionalidade. No entanto, ele pode colocar a segurança alimentar em risco, se não for preparado de forma adequada.
"Fazer maionese em casa pode parecer uma alternativa saudável, mas esconde riscos significativos", alerta Cynthia Pereira, diretora de P&D da NotCo Brasil, referência em inovação de alimentos. "Essa categoria é um exemplo perfeito de como as opções produzidas em ambientes controlados e com rigorosos padrões de qualidade acabam se tornando mais recomendáveis", completa.
Riscos do consumo de maionese caseira
Dentre os maiores problemas que a maionese caseira pode trazer, a especialista destaca os seguintes abaixo:
1. Risco de contaminação por salmonela
A maionese caseira frequentemente utiliza ovos crus, o que pode levar à contaminação por salmonela. Esse tipo de intoxicação alimentar tende a causar diversos problemas de saúde, como febre, diarreia e vômitos.
2. Dificuldade em alcançar a consistência correta
Fazer maionese em casa também pode ser uma tarefa complicada em termos de conseguir a emulsão perfeita. Se a emulsão "quebra", a textura fica comprometida, resultando em um produto não homogêneo e menos saboroso.
3. Problemas de conservação
As maioneses artesanais têm uma vida útil bastante curta, por isso, o seu consumo não é recomendado muitos dias após o preparo. Além disso, uma série de contaminações podem ocorrer na cozinha, se não houver conservação correta.
"Os problemas de conservação das maioneses artesanais podem levar não só ao desperdício, como também ao próprio risco de consumir o molho estragado", reforça a diretora da foodtech.
4. Dificuldade no controle da qualidade
Além disso, as maioneses caseiras também trazem uma grande dificuldade relacionada ao controle da qualidade e a proporção dos ingredientes utilizados para a sua produção. Essa é uma complicação que pode afetar o sabor e os próprios valores nutricionais do produto final.
De acordo com Cynthia, cada ingrediente precisa ser controlado justamente por influenciar diretamente na experiência culinária do consumidor. "Os alimentos industrializados nem sempre são vilões porque, em muitos casos, representam uma evolução da alimentação, combinando elementos que elevam receitas dos mais diversos tipos", finaliza.