Biscoito de polvilho gigante
A receita do biscoito de polvilho gigante é bem tradicional, o que muda são algumas ervas acrescentadas na hora de assar a…
A receita do biscoito de polvilho gigante é bem tradicional, o que muda são algumas ervas acrescentadas na hora de assar a massa. E o formato também é diferente - é uma placa do tamanho de uma assadeira. O que permite uma apresentação bem decorativa, ao mesmo tempo a cada convidado quebrar a sua porção na mesa.
Para fazer duas placas de biscoito de polvilho gigante eu recomendo seguir a receita a seguir. Agora, se quiser fazer meia receita, uma quantidade menor, é preciso utilizar meio ovo. E como fazer isso? Para fazer meia receita coloque o ovo em uma tigela, misture, e divida a quantidade ao meio. Essa divisão não precisa ser muito exata, a receita vai dar certo do mesmo jeito.
O biscoito de polvilho é uma receita antiga que mistura a fécula de mandioca e alguma gordura. Originalmente utilizava-se a banha, hoje óleo. Mas, atualmente é novamente possível comprar banha de porco de boa qualidade em supermercados sofisticados e em lojas de produtos naturais.
Receita
Porções: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
- 500 g de polvilho azedo
- 1 xícara de leite desnatado ou semi desnatado
- 1 xícara de óleo de canola
- 1 xícara de água
- 1 ovo
- 1 / 2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta rosa
- 1 colher de chá de sal grosso ou flor de sal
- 1 colher de chá de orégano seco
Instruções:
- Ferva o leite com o sal e o óleo, desligue o fogo, junte o polvilho, misture bem e em seguida acrescente o ovo dissolvido na água. Misture com força até obter um creme. Se ficar um pouco duro, junte mais um quarto de xícara de água.
- Espalhe uma camada uniforme desse creme de polvilho sobre uma assadeira untada de óleo. Bem pouco. Polvilhe com a pimenta, o sal grosso e o anis. O biscoito pode ser polvilhado com orégano, alho picadinho, gergelim preto. Sempre vale a pena variar o sabor.
- Asse por 50 minutos aproximadamente, forno a 200 graus. Beeem quente.