Não pode faltar lentilha! 5 dicas para não errar no preparo
Sua ceia de Ano Novo vai ficar ainda mais deliciosa com a lentilha perfeita; veja dicas de como não errar no preparo
Comer lentilha é um ritual muito importante na comemoração de Ano Novo. Isso porque, segundo a superstição, a lentilha deve ser o primeiro alimento a ser consumido após a passagem de um ano para o outro.
Mas nada impede você de cumprir essa simpatia com uma lentilha bem gostosa, não é mesmo? Veja dicas especiais para não preparar e saborear essa iguaria na sua comemoração de Réveillon.
Separe as lentilhas
Apesar de elas já serem separadas antes de serem embaladas, é necessário fazer isso novamente, para descartar as lentilhas danificadas e retirar pequenas pedras.
Não deixe as lentilhas de molho
Você deve limpar as lentilhas, é claro! No entanto, não as deixe de molho. Isso vai fazer com que elas fiquem muito moles. Portanto, o ideal é usar uma peneira e água para a limpeza.
Primeiro o tempero
Para deixar a lentilha mais aromatizada e saborosa, frite a cebola em um fio de azeite, depois acrescente o sal, o alho e os temperos que você achar que mais combinam com a lentilha. Depois, acrescente um litro de água.
Dessa forma, a água já vai estar bem saborosa quando você acrescentar a lentilha e, assim, o gosto vai passar para ela também. Ainda sobre o tempero, você pode também acrescentar sal no final, após o cozimento, se precisar.
Fogo baixo
A melhor maneira de cozinhar a lentilha é em fogo baixo por mais ou menos quarenta minutos. Para engrossar o caldo, retire alguns grãos da panela quando estiverem bem macios e amasse-os com um grafo. Retorne para a panela e mexa.
Legumes com as lentilhas
Se quiser incrementara lentilha, você pode cozinhar batatas junto. Fica uma delícia e os dois alimentos têm um tempo de cozimento parecido.
Fonte: Guia da Cozinha