Tender de Natal: confira receitas deliciosas para celebrar a data
Receita clássica de Natal, o tender é uma peça de pernil suíno cozido e defumado, que pode ser glaceado com caldas caramelizadas
Com o Natal se aproximando, é comum que os ingredientes para os pratos tradicionais da data comecem a aparecer nos mercados pelo país.
Muitos deles, inclusive, surgem apenas nessa data, já que não costumam fazer parte das refeições dos brasileiros durante o resto do ano. É o caso do tender, receita típica do Natal, que começa a aparecer nas geladeiras dos supermercados por volta de novembro e, em fevereiro, já sumiu desses estabelecimentos.
O tender de Natal — também conhecido como "tender bolinha" — é um dos pratos mais queridos da ceia natalina. Conhecida por sua versatilidade, a carne funciona bem com frutas cítricas, como abacaxi e laranja, molho agridoce e até mesmo quando transformada em acompanhamentos, como na farofa de tender ou no salpicão de tender.
Separamos algumas receitas de tender de Natal deliciosas para você fazer em sua ceia e surpreender a todos! Veja agora!
Do que é feito o tender?
O tender nada mais é do que um corte de porco: o pernil.
Considerado uma das partes mais nobres do porco, o pernil é retirado de sua parte traseira e é utilizado para preparar, entre muitas receitas, o presunto.
Existem dois tipos de tender: tender bolinha, mais popular nas mesas natalinas, que é o pernil desossado, cozido, defumado e depois processado, assemelhando-se a um presunto; e o pernil defumado e processado, que geralmente vem com o osso.
Independentemente do tipo escolhido, o tender é um dos pratos mais populares e esperados da ceia de Natal. Por isso, existem diversas receitas e maneiras de prepará-lo para o jantar — tudo depende da criatividade de quem está no comando da cozinha.
7 receitas de tender de Natal
O tender é uma carne versátil. Assim como grande parte das carnes de porco, ele funciona bem se preparado com frutas ou molhos agridoces, combina bem com carboidratos, como batatas e arroz, e ainda é ótimo para preparar acompanhamentos — como farofa.
Veja receitas de tender de Natal, desde a mais tradicional até a mais surpreendente, para você cozinhar para sua ceia!
Tender de Natal tradicional
Não quer mexer em um clássico na noite de Natal? Então, aposte no Tender de Natal tradicional!
Aqui, o tender leva um molho de laranja e mel, deixando-o levemente agridoce e garantindo uma casquinha crocante e deliciosa nele. Além disso, um dos passos do preparo é espetar cravos da índia na carne, dando aquela aparência cinematográfica ao prato.
O tender de Natal tradicional vai bem acompanhado de arroz, batatas, farofa, salpicão, maionese e até mesmo no dia seguinte, quando suas sobras podem se tornar recheio para um lanche!
Tender com abacaxi
Carne suína e abacaxi são uma das melhores combinações de sabores que existem. E é possível aproveitar isso no Natal, preparando o tender com a fruta!
Simples de ser feito e muito suculento, o tender com abacaxi leva, além dos ingredientes que nomeiam o prato, mostarda e uma calda de açúcar que é usada para realçar o sabor da fruta.
Uma dica: o ácido do abacaxi é perfeito para amaciar carnes e vai deixar o tender ainda mais macio do que já é.
Tender com calda de maracujá
O azedinho do maracujá é o toque surpresa dessa receita de tender, que é tão simples de preparar quanto deliciosa de se comer.
Mas, o truque é que outras frutas vão na receita para realçar o sabor do maracujá: o tender é banhado com manteiga, garantindo o brilho da carne, e em um suco de maracujá, abacaxi e manga antes de ir ao forno.
Como acompanhamento, o tradicional arroz ganha um toque especial com bacon e brócolis, tornando o tender com calda de maracujá, além de saboroso, muito colorido.
Tender com cachaça e geleia de damascos
Quer ousar na ceia de Natal? Esse prato é perfeito para surpreender a todos!
O tender com cachaça e geleia de damascos deve começar a ser preparado na noite anterior à ceia, já que deve ficar em uma marinada de cachaça, cebola e especiarias de um dia para o outro.
Depois, o tender é pincelado com geleia de damascos e assado durante 30 minutos — ou seja, seu preparo final é tão rápido quanto o do tender tradicional. Para servir, batatas doces assadas e mais geleia de damasco garantem o sabor do prato.
Tender ao molho de champanhe com frutas
Procurando transformar o tender em um prato elegante? Que tal servi-lo com champanhe?
Nessa receita de tender ao molho de champanhe com frutas, a bebida faz parte do molho, juntamente com figos, pêssego, abacaxi, cereja e canela, que age como um realçador de sabores.
O resultado é um prato diferente e delicioso que vai surpreender a todos na ceia de Natal!
Tender de Natal com maçã caramelada
A maçã é uma fruta muito versátil e conhecida por ser uma acompanhante ideal para carnes de porco, como costela e, por que não, o tender?
Nessa receita de tender de Natal com maçã caramelada, as maçãs são preparadas à parte em uma calda de açúcar e água até ficarem macias e depois são servidas junto com a carne. Deliciosas e docinhas, elas harmonizam muito bem com o tender, além de formarem um prato visualmente bonito para o prazer de quem está na ceia.
Tender ao molho de manga com espumante
Quer ousar ainda mais? Sirva o tender ao molho de manga com espumante na sua ceia!
Pouco comum, esse prato vai conquistar os paladares e os olhos de quem fizer parte do seu jantar. A surpresa aqui é que o molho é cremoso, ao contrário do que se pode esperar. Isso se dá pois um dos ingredientes do prato é a maionese, que faz parte do preparo do molho junto com a manga e o espumante.
Não hesite em inovar na ceia com essa receita!
Acesse agora mesmo o Degusta Terra e veja outras receitas de tender, chester, farofa, salpicão, sobremesas natalinas e tudo mais o que você pode precisar para sua noite de Natal!