Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Passo a passo para lavar os vegetais no dia a dia

É preciso lavar hortaliças, legumes, frutas e vegetais muito bem para evitar que eles estejam contaminados com diversas doenças

15 out 2024 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários

Como você faz na hora de lavar os vegetais, frutas, hortaliças e legumes? Apenas os coloca na água por alguns segundos? Ou nem lava quando não vai comer com a casca? Pois saiba que isso não é o suficiente. Inclusive, mesmo alimentos que serão descascados devem ser muito bem higienizados antes, para que as impurezas na casca não acabem passando para dentro.

Entenda como lavar os vegetais corretamente
Entenda como lavar os vegetais corretamente
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Inserir mais folhas, vegetais e frutas na dieta é extremamente importante para a saúde. Dessa forma, é essencial saber o passo a passo correto de como lavar esses vegetais para evitar doenças como salmonelose, verminose e hepatite.

A seguir, a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, ensina métodos para a limpeza eficaz para a salada do dia a dia:

Separe as folhas

Nos alimentos folhosos, é essencial separar as folhas para que você consiga remover toda a terra e os bichinhos de cada uma delas. Nesse momento, você pode também retirar qualquer parte que esteja com aparência de estragada.

Lave em água corrente

Após a separação, você deve lavar as folhas em água corrente e esfregá-las com as próprias mãos para retirar toda a sujeira do alimento. Chamada de arraste, a técnica permite a limpeza de impurezas que ficam entre uma ranhura e outra.

Para além das hortaliças, frutas, legumes e vegetais também precisam passar pelo mesmo processo.

Faça imersão com água sanitária ou solução clorada

Só passar na água não adianta! É preciso fazer a imersão dos alimentos em água sanitária ou solução clorada. Use uma colher de sopa do produto para um litro de água. Faça a imersão por de 10 a 15 minutos e depois lave cada alimento em água corrente.

Tenha muito cuidado para não deixar os vegetais imergidos por mais tempo do que o recomendado, pois isso também pode causar problemas para a saúde.

Saiba como conservar

Depois de lavar (e secar com papel toalha ou em vasilhas adequadas para remoção de água), é preciso saber como manter a conservação dos alimentos. Para os que vão na geladeira, utilize potes de vidro ou plástico com tampa, forre com papel toalha para evitar a umidade e guarde na gaveta de legumes ou na parte menos fria do eletrodoméstico.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade