Passo a passo para lavar os vegetais no dia a dia
É preciso lavar hortaliças, legumes, frutas e vegetais muito bem para evitar que eles estejam contaminados com diversas doenças
Como você faz na hora de lavar os vegetais, frutas, hortaliças e legumes? Apenas os coloca na água por alguns segundos? Ou nem lava quando não vai comer com a casca? Pois saiba que isso não é o suficiente. Inclusive, mesmo alimentos que serão descascados devem ser muito bem higienizados antes, para que as impurezas na casca não acabem passando para dentro.
Inserir mais folhas, vegetais e frutas na dieta é extremamente importante para a saúde. Dessa forma, é essencial saber o passo a passo correto de como lavar esses vegetais para evitar doenças como salmonelose, verminose e hepatite.
A seguir, a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, ensina métodos para a limpeza eficaz para a salada do dia a dia:
Separe as folhas
Nos alimentos folhosos, é essencial separar as folhas para que você consiga remover toda a terra e os bichinhos de cada uma delas. Nesse momento, você pode também retirar qualquer parte que esteja com aparência de estragada.
Lave em água corrente
Após a separação, você deve lavar as folhas em água corrente e esfregá-las com as próprias mãos para retirar toda a sujeira do alimento. Chamada de arraste, a técnica permite a limpeza de impurezas que ficam entre uma ranhura e outra.
Para além das hortaliças, frutas, legumes e vegetais também precisam passar pelo mesmo processo.
Faça imersão com água sanitária ou solução clorada
Só passar na água não adianta! É preciso fazer a imersão dos alimentos em água sanitária ou solução clorada. Use uma colher de sopa do produto para um litro de água. Faça a imersão por de 10 a 15 minutos e depois lave cada alimento em água corrente.
Tenha muito cuidado para não deixar os vegetais imergidos por mais tempo do que o recomendado, pois isso também pode causar problemas para a saúde.
Saiba como conservar
Depois de lavar (e secar com papel toalha ou em vasilhas adequadas para remoção de água), é preciso saber como manter a conservação dos alimentos. Para os que vão na geladeira, utilize potes de vidro ou plástico com tampa, forre com papel toalha para evitar a umidade e guarde na gaveta de legumes ou na parte menos fria do eletrodoméstico.