Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quanta feijoada fazer por pessoa? Veja dicas para não errar no prato

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do prato

20 jul 2024 - 14h07
Compartilhar
Exibir comentários

O final de semana é o momento perfeito para fazer aquela feijoada em família, não é mesmo? E, nesse período mais friozinho, dá ainda mais vontade de comer esse prato típico tão delicioso. Porém, uma dúvida que muitas pessoas têm na hora de fazer a receita é como saber a quantidade correta para os convidados.

Confira dicas para feijoada perfeita
Confira dicas para feijoada perfeita
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Isso vai depender, já que há pessoas que comem mais e outras que comem menos. Entretanto, dá para pensar na média a seguir para a quantidade de cada ingrediente por pessoa:

  • Carne de porco: 150g a 200g
  • Carne bovina: 100g a 150g
  • Embutidos: 100g a 150g
  • Couve: 50g a 100g
  • Farofa: 50g a 100g
  • Torresmo: 50g a 100g
  • Laranja: 1 unidade

E, além da quantidade ideal, a refeição também precisa estar gostosa, não é mesmo? Por isso, veja dicas para uma feijoada perfeita:

Escolha bem os temperos

Uma das principais dicas para uma feijoada gostosa é usar os temperos corretos. Para um sabor marcante, aposte em ingredientes como alecrim, folhas de louro, aipo e tomilho. Se não quiser que as folhas fiquem boiando e atrapalhando os convidados na hora de pegar o feijão, coloque-as na receita amarradas com um barbante e retire quando já estiver cozinhando.

Dessalgue as carnes antes

Certas carnes, como a carne seca, são muito salgadas, então precisam ser dessalgadas um dia antes do preparo, usando água gelada, que deve ser trocada com frequência. Assim, a feijoada não vai ficar com aquele gosto forte demais de sal.

Acrescente as carnes no momento certo

Algumas carnes são mais rígidas e, para ficarem macias, devem entrar na panela na mesma hora que o feijão. É o caso da carne seca, da orelha e do rabo. Já outras, como a costelinha e o lombo, podem ser colocadas 10 minutos depois. É por último que entram linguiça, bacon e paio, que são mais fáceis de deixar macios.

Não deixe de lado orelha, rabo e pé

Muitas pessoas não gostam de orelha, rabo e pé na feijoada e, por isso, pode ser bom retirá-las antes de servir. Contudo, mesmo assim, é interessante usá-las no preparo, pois são carnes que não têm muita gordura, mas possuem bastante cartilagem, o que ajuda no gosto do prato.

Não se esqueça de engrossar o caldo

Quando o prato já estiver pronto, deixe a panela semiaberta e coloque no fogo por mais 20 minutos. Dessa forma, o caldo vai engrossar e ficar muito mais saboroso.

Prepare um dia antes

Preparando a feijoada um dia antes, você consegue se organizar melhor e ela ainda vai ficar mais gostosa. Afinal, dessa maneira vai dar mais tempo para o gosto das carnes penetrar no feijão.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade