Quindim feito em casa
Aprenda a fazer um quindim feito em casa em poucos passos
O quindim feito em casa é um dos meus doces prediletos, primeiro porque é muito gostoso, mas ao mesmo tempo porque os seus ingredientes são uma homenagem à cultura brasileira e portuguesa. O quindim tem dois ingredientes principais - ovos e coco. O primeiro faz parte da tradição portuguesa de doces com ovos. E o segundo, apesar de não ser brasileiro, foi trazido da Ásia pelos holandeses no século XVII, misturou-se aos ovos. O resultado são doces como o quindim, a cocada de ovos, pudim de tapioca, entre tantos outros.
Pode parecer uma receita que dá muito trabalho, por outro lado não dá para se imitar o sabor de um quindim feito em casa com ovos bem frescos. A receita que explico a seguir é simples de fazer, e demora pouco tempo para ser preparada, embora a massa preciso de tempos de descanso. Eu experimentei essa receita em dois tamanhos. Um deles bem pequeno, como os docinhos individuais que já conhecemos das festas de casamento ou festas infantis. E eu os assei em forminhas de alumínio com cinco centímetros de diâmetro. O outro tamanho é uma pouco maior - com oito centímetros. O tamanho foi escolhido por ser o tamanho de uma porção individual de pudim de leite moça.
Receita
Porções: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
- 7 gemas em temperatura ambiente
- 1 e 1 / 4 de xícara | 230 g de açúcar
- 100g de coco ralado fresco ou desidratado
- 1 / 4 de xícara de leite | 60 ml
- 1 colher de sopa | 15 ml de suco de limão
- 2 colheres de chá | 10 g manteiga bem mole para untar os ramequins
- 2 colheres de sopa de açúcar
Instruções:
- Passe as gemas por uma peneira, misture-as com o coco, o açúcar, o leite e o suco de limão. Não é preciso bater. Descanse a massa do quindim por duas horas.
- Unte ramequins de louça com bastante manteiga, e polvilhe com açúcar. Para essa receita utilizei quatro potinhos com nove centímetros de diâmetro e um bem pequeno com cinco centímetros para ver qual formato preferia. As forminhas de empada de alumínio também podem ser utilizadas.
- Aqueça o forno a 200°C, isso médio para alto. Coloque os ramequins em um tabuleiro. Coloque o tabuleiro no forno e molhe o fundo com aproximadamente um litro e meio de água quente. Asse os quindins nesse banho-maria até o coco dourar.
- Repare que os quindins são assados invertidos, a camada de coco dourada que fica na parte de cima da forma será a base do doce.
- Retire o tabuleiro do forno. Desenforme os quindins quase frios. Guarde-os na geladeira cobertos com filme plástico.
Notas
Descanse a massa por pelo menos duas horas antes de assar o quindim em banho-maria. Assim dá tempo para as gemas separarem do coco ralado, depositarem no fundo das forminhas, o quindim ficará com uma camada bem grossa de creme de ovos na parte de cima de cada docinho.