Receita de pão de ló ultraleve
A receita de pão de ló ultraleve é fácil, pode ser dividida, e também duplicada, e sempre dá certo
A receita de pão de ló ultraleve é fácil, pode ser dividida, e também duplicada, e sempre dá certo. O mais impressionante é que ao pegarmos o bolo pronto com as mãos ele pesa quase nada. E é exatamente por esse motivo que deve ser manuseado com muito cuidado na hora de ser retirado de forma.
Para quem ainda não conhece o que é um pão de ló - ele é um bolo com muitos ovos e sem manteiga ou qualquer outro tipo de gordura. A sua massa também não tem fermento. A receita de pão de ló ultraleve é de origem portuguesa e muito antiga. E por isso, ela é um pouco diferente daquelas que normalmente usamos para fazer bolos.
Existe uma outra receita que às vezes também é chamada de pão de ló, e só que normalmente ela é usada para se fazer bolos recheados e rocamboles. O nome correto dessa massa é genoise (fala-se genuase). Se você pretende fazer um bolo recheado é melhor usar essa outra receita. Acho melhor também avisar que a parte de cima do bolo costuma afundar um pouco quando sai do forno. Não é para ninguém achar que o bolo solou.
Existem algumas maneiras de servir o pão de ló, e todas são ótimas. A fim de aproveitar o rebaixo na parte de cima do bolo recomendo molhar essa área com uma calda de açúcar e vinho do Porto. Mas faça isso só na hora de servir para não deixá-lo muito molhado. Mas, eu gosto mesmo de comer o pão de ló ultra leve arrancando uns nacos com a mão. E gosto ainda mais quando é acompanhado por uma taça vinho tinto ou cálice de vinho do Porto.