Saiba como fazer carolina salgada e transforme seu café da tarde!
Antes de mais nada, você já provou carolina salgada? É fato que você já deve ter experimentado as saborosas carolinas tradicionais, em seu formato clássico de sobremesa recheada de doce de leite bem cremoso! Mas afinal de contas, como surgiu a receita de carolina salgada?
A origem da receita é difusa e muitos países querem ser retratados como autores dessas delícias originais. Entretanto, no caso da clássica carolina, a versão mais aceita da história afirma que o doce foi criado no século XVI, a partir do clássico profiterole e adaptado para os pedidos da rainha da França, Catarina de Médici.
A partir daí, a massa levinha do profiterole foi mantida com os ingredientes originais, mas sofreu diversas alterações de formato e recheio. Onde, por fim, chegamos à deliciosa carolina salgada! Vamos provar?
Tempo: 45min
Rendimento: 30 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes da carolina salgada:
Massa
- 1 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de margarina
- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de fermento em pó químico
- 1 colher (sopa) de leite
- Margarina e farinha de trigo para untar
Recheio
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 200g de carne moída
- 1/4 de xícara (chá) de cebola ralada
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 1 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara de requeijão cremoso
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, leve ao fogo, a água, a margarina e o sal. Quando levantar fervura, adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa para não empelotar. Tire do fogo e deixe esfriar.
Prepare o recheio, em uma panela, derreta a manteiga, frite a carne até dourar, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Logo, dissolva a maisena no leite, vá aos poucos adicionando na panela, mexendo até engrossar, cozinhe por alguns minutos e desligue. Junte o requeijão, a salsa e tempere a gosto. Reserve.
Depois da massa já fria, coloque os ovos, um a um, mexendo em cada adição. Dissolva o fermento no leite e misture à massa. Assim, coloque em um saco de confeitar. Faça bolinhas em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, até que fiquem ligeiramente douradas. Tire do forno, espere amornar, faça um corte na lateral e coloque o recheio quente. Finalmente, sirva em seguida.