Vai um fondue nesse inverno? Aprenda dicas para uma receita perfeita
Seja de queijo, de carne ou de chocolate, veja dicas de como fazer um fondue bem gostoso e perfeito para os dias de frio
No inverno, é muito gostoso chamar os amigos ou familiares para atividades aconchegantes dentro de casa, como jogar jogos de tabuleiro, assistir a um filme ou comer um fondue bem quentinho! Essa última opção é uma das preferidas nos meses de frio e agrada o paladar da maioria das pessoas.
Mas como fazer um fondue que não apenas esquente o corpo, mas seja ainda mais delicioso, arrancando elogios de todos? Dá para dar certas inovadas nessa receita, seja ela doce, no caso do fondue de chocolate, ou salgada, como os de queijo e carne.
A seguir, veja dicas de como fazer um fondue perfeito:
Use os utensílios corretos
O fondue é uma receita que exige certos utensílios específicos que você precisa ter para ele ficar bom. O primeiro é uma panela de fondue, também chamada de réchaud. Esse item deve ser de cerâmica ou, se o fondue for de carne, de inox ou alumínio. Dá para fazer na panela normal também, porém vai ser mais difícil mantê-la aquecida, o que pode atrapalhar a experiência.
Não se esqueça de não fazer os fondues salgados e doces na mesma panela, para não correr o risco de misturar os sabores. Além disso, há os garfos específicos de mergulhar no fondue e potinhos que podem ser utilizados para colocar molhos e acompanhamentos.
Escolha bem os acompanhamentos
É legal ter uma certa diversidade de acompanhamentos para serem mergulhados no fondue. Até porque, assim, cada pessoa consegue escolher aqueles que gosta mais. No caso da receita de queijo, algumas boas opções são:
- Legumes, como brócolis, cenoura e batata
- Linguiça calabresa
- Cubos de carne
- Pães variados
- Pão de queijo
Já para o de chocolate, dá para usar:
- Frutas, como uva, morango, maçã, banana e kiwi
- Biscoitos
- Waffles
- Marshmallow
- Mini churros
Use cortes macios para o de carne
No caso do fondue de carne, é preciso ter cortes bem macios. Por isso mesmo, os mais usados são o filé mignon e a alcatra. É legal também incluir peixe ou frango, principalmente caso alguém no grupo não seja tão fã de carne de boi assim.
Inclua álcool no de queijo
Em algumas receitas de fondue, há a inclusão de alguma bebida alcoólica - e não é por acaso. O álcool consegue dificultar que as proteínas do queijo coagulem e deixem a receita borrachuda.
Acerte nas quantidades
Fazer fondue de menos para todos e acabar deixando seus amigos ou familiares com fome não é legal. Entretanto, desperdiçar alimentos também não é, então é preciso conseguir acertar a quantidade.
O ideal costuma ser cerca de 300g de acompanhamentos para mergulhar e fondue o suficiente para esses itens.