Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabia? Descubra legumes que você pode (e deve) comer com casca

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

20 mai 2024 - 13h06
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Na correria do dia a dia, quanto mais tempo você puder ganhar na cozinha melhor, não é mesmo? E uma das formas de economizar alguns minutos nesse momento é não retirar a casca de certos legumes quando não for necessário.

Saiba quais legumes com casca você pode comer
Saiba quais legumes com casca você pode comer
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Em alguns casos, é preciso sim descascar os alimentos, seja porque sua casca não deve ser ingerida ou por ser uma necessidade daquela receita específica. Entretanto, muitas pessoas fazem isso sempre, sem saber que alguns legumes não apenas podem ser comidos com casca, como ficam ainda mais saudáveis com ela.

Isso sem contar que, em alguns casos, se precisar usar o legume sem casca, você ainda pode utilizar essa parte dele separadamente para alguma outra receita. Você já pode ter ouvido falar, por exemplo, de formas de preparar chips de batata usando as cascas dela que seriam jogadas fora.

Legumes que você pode consumir com casca

Mas, afinal, quais são esses legumes que você pode consumir com casca? Veja a seguir uma lista e os benefícios das "películas" de cada alimento, segundo a nutricionista Victória Coutinho:

  • Batata Inglesa ou Doce: sua casca é uma fonte de fibras fundamentais para a saúde e conta com minerais como fósforo, potássio e zinco
  • Berinjela: a "película" desse alimento é rica em vitaminas A e C, além de ter minerais como cálcio, potássio e zinco
  • Cenoura: outra casca com benefícios incríveis! Nesse caso, ela possui uma alta quantidade de betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A e consegue combater os radicais livres
  • Abobrinha: tem bastante fibras e vitaminas que auxiliam na regulação do organismo
  • Cebola: cheia de flavonóides, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, também é possível ingerir a casca da cebola
  • Pepino: a casca do pepino tem muitas fibras e minerais, sendo rica, por exemplo, em sílica e magnésio

Cuidados necessários

Como a casca dos legumes é a parte que entra em contato com o mundo ao seu redor, é preciso ter ainda mais atenção com a higienização se for comê-la.

"Você deve lavar esses alimentos com água corrente, esfregando as mãos na superfície para que toda e qualquer sujeira/bactéria suma. No mercado já existem produtos bem interessantes usados para higienização de legumes, frutas e folhas, sempre pensamento na praticidade e desperdício de água", diz Victória.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade