Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Regra dos 80%: do que se trata esse "segredo" dos japoneses para sempre manterem o peso?

O método que evita o consumo excessivo de gordura e controle sobre a saciedade exige algumas mudanças nos hábitos alimentares

19 dez 2024 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários
Getty Images - Toshiro Shimada
Getty Images - Toshiro Shimada
Foto: Minha Vida

O Japão é uma nação de grande destaque mundial quando o assunto é saúde física e mental de sua população, com taxas baixíssimas de obesidade — o que faz dele um dos países mais "magros" do mundo. Mas, por trás desses dados, existe um "segredo" que consiste em uma simples filosofia de vida.

A partir da obra "Ikigai: os segredos do Japão para uma vida longa e feliz", é possível conhecer o estilo de vida dos habitantes de Ogimi, cidade de Okinawa, conhecida por ser a vila dos centenários e supercentenários, com pessoas que têm 110 anos ou mais. Por lá, os moradores seguem o método Hara hachi bu, que prega uma alimentação saudável e equilibrada.

Porém, não é apenas o que as pessoas comem que afeta o controle de peso entre a população dessa região. Dentro da filosofia do Hara hachi bu, prega-se também um hábito alimentar que defende estar com a "barriga cheia em 80% da capacidade total". Entenda melhor o que isso significa e como adotar a prática na sua rotina:

Leia mais: O maior especialista mundial em longevidade revela os quatro alimentos que nunca comeria: "são a receita para o fracasso"

Como funciona o Hara hachi bu

Em primeiro lugar, é importante saber que o método Hara hachi bu tem como objetivo evitar o acúmulo de gordura em excesso e, para isso, algumas mudanças nos hábitos alimentares precisam ser implementadas no dia a dia.

...

Veja mais

Veja também

O maior especialista mundial em longevidade revela os quatro alimentos que nunca comeria: "são a receita para o fracasso"

Para não ter rugas tão cedo, você precisa excluir esses 5 alimentos das suas refeições

Se você quer perder peso, precisa fazer essas 4 substituições nas compras do supermercado

3 opções para o almoço de quem tem diabetes

Obesidade graus I, II e III: cálculo do IMC, tratamentos e cuidados

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade