Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que não fazer ao usar seu liquidificador

Faça o seu aparelho durar mais tempo com essas 6 dicas

20 mar 2023 - 10h18
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: cream_ph / iStock

O liquidificador é um dos aparelhos que não podem faltar na casa de quem gosta de comer e cozinhar, principalmente aqueles que são apaixonados por receitas novas e que estão sempre buscando um prato diferente para fazer.

“Adicione todos os ingredientes e bata” é uma frase muito comum em receitas que precisam do liquidificador, porém, é necessário ficar atento ao fazer isso. Em muitos preparos os ingredientes são secos e pesados, como por exemplo açúcar e farinha, que podem sobrecarregar o liquidificador se forem colocados antes dos líquidos.

Pensando em situações como estas, fizemos essa lista com atitudes que não devem ser tomadas para garantir a vida longa do seu parceiro de receitas. Confira: 

Não despeje líquidos quentes

Evite ao máximo despejar líquidos quentes no copo do seu liquidificador. A jarra, na maioria das vezes, é feita de plástico ou acrílico, por isso, ao jogar o líquido quente ela pode não aguentar e acabar trincando ou derretendo. Se o copo for de vidro, ele será mais resistente, mas a regra continua a mesma.

Caso precise colocar alguns ingredientes que estejam não muito quentes ou mornos, a dica é deixar aquele buraco da tampa aberto para que o calor tenha por onde sair.

Não sobrecarregue o aparelho

Como dissemos acima, colocar os ingredientes líquidos primeiro é o jeito correto de utilizar o liquidificador. É extremamente errado colocar primeiro os ingredientes secos, isso pode fazer com que a lâmina trave ou o motor queime, o que pode ocasionar na sobrecarga do aparelho. 

Foto: Xsandra / iStock

Os líquidos criam uma espécie de redemoinho dentro do liquidificador, que vai puxando aos poucos os alimentos secos, fazendo com que eles se misturem de forma homogênea, sem que nenhuma parte seja danificada.

Não amole as lâminas

Alguns modelos de liquidificador são desmontáveis, o que leva muita gente a pensar que é uma boa ideia amolar as lâminas para que elas fiquem mais afiadas. Porém, isso pode fazer com que o seu aparelho perca desempenho. Então, não é recomendado fazer isso.

Não lave a jarra com o lado áspero da esponja

Lave sempre a jarra do seu liquidificador com o lado macio da esponja, o lado áspero risca e provoca arranhões, que podem virar verdadeiros focos de sujeira e proliferação de bactérias. 

Outra dica de higiene é: pelo menos duas vezes ao mês coloque um pouco de água com detergente dentro do copo e bata por alguns segundos na função de pulsar, depois enxague bem. Isso vai ajudar a manter seu aparelho sempre limpinho. 

Não torça o cabo elétrico

Torcer o cabo elétrico do seu aparelho pode fazer com que os filamentos de dentro dele se rompam, causando acidentes graves por conta do mau contato. Exatamente por isso, na maioria dos liquidificadores existe um local para enrolar e armazenar o cabo corretamente.

Não use utensílios para misturar os ingredientes

Foto: Sergey Ovchinnikov / iStock

Se o liquidificador estiver ligado, não tente ajudar a mexer os ingredientes com algum utensílio, como uma colher. Essa atitude pode danificar as lâminas e até rachar ou quebrar a jarra. Você também pode se machucar feio, caso o copo quebre em cima de você. 

Por isso, é sempre fundamental desligar o aparelho se quiser mexer algum ingrediente que tem dentro dele. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade