São Paulo é mesmo a capital da pizza, diz novo estudo
A Associação Pizzarias Unidas do Brasil registra um crescimento de 337% do setor na capital paulista
O mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos 10 anos, segundo estudo inédito realizado pela Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil). Diante desse contexto, São Paulo é considerada a capital da pizza ao registrar um crescimento acumulado de 337%, passando de 467 (2012) para 2.866 (2022) estabelecimentos ativos.
O estado, que aparece em primeiro lugar no ranking nacional, com 28% de pizzarias em operação, é seguido pelo Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (9%).
No âmbito regional, o Sudeste destaca-se como o maior representante do segmento, visto que concentra quase 60% dos empreendimentos em funcionamento.
“Diante desse recorte, SP aparece com 57% de pizzarias ativas. Em seguida, encontra-se Rio de Janeiro (21%), Minas Gerais (18,2%) e Espírito Santo (3,8%)”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.
Já entre as demais regiões estão Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).
Sudeste é a região mais competitiva entre pizzarias
Por conta do crescimento exponencial registrado no Sudeste do país, a região passa a ser um território extremamente competitivo, por isso os empreendedores dessa região devem investir em treinamentos e iniciativas capazes de otimizar o desempenho dos negócios.
“Quem deseja trabalhar no setor precisa ter em mente a importância de um bom planejamento estratégico e da busca constante por aprimoramento a fim de se destacar em meio a competidores já estabelecidos”, explica Cardamoni.
O presidente da Apubra também ressalta o papel de um apoio nessa trajetória empreendedora como, por exemplo, o de uma associação.
“Empreender é uma jornada solitária. Portanto, estar próximo de empreendedores que lidam com os mesmos desafios diariamente, é uma oportunidade de unir forças. Nesses ambientes há muita troca de conhecimento e networking, o que permite o alcance de um alto desempenho em um menor período de tempo e com riscos minimizados”, pontua o executivo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.