Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seis ideias de ramos de alimentação para investir e faturar uma renda extra

Está precisando de uma grana a mais e não sabe no que apostar? Degusta te ajuda; confira

13 mai 2024 - 10h21
(atualizado em 22/5/2024 às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Sandreliza Ribeiro e o marido Renato Ribeiro Júnior vendem marmitas saudáveis. À direita,  Patrícia Guimarães e as filhas Amanda e Giovanna, da Bahia, faturam com brigadeiros e cursos online
Sandreliza Ribeiro e o marido Renato Ribeiro Júnior vendem marmitas saudáveis. À direita, Patrícia Guimarães e as filhas Amanda e Giovanna, da Bahia, faturam com brigadeiros e cursos online
Foto: SR Bolos e Marmitas e Divulgação

Se você curte cozinhar, bolar receitas diferentes para a família e sabe montar um prato ou sobremesa especial que agrada a todos e recebe muitos elogios do tipo: 'Você precisa investir nisso!', por que não?

O ramo de alimentação é uma das áreas mais lucrativas e uma ótima opção para ganhar uma renda extra. As redes sociais são ferramentas excelentes para divulgar os trabalhos e funcionam como uma vitrine. Quanto mais caprichada for a página, com vídeos bem editados, fotos tratadas e legendas criativas, mais clientes serão atraídos e ficarão com vontade de experimentar o alimento ou serviço oferecido. O boca a boca também costuma funcionar muito bem para empreendedores que entregam um produto de qualidade desde o primeiro cliente.

Segundo o Sebrae, os alimentos e bebidas mais vendidos no Brasil em 2022 pelo aplicativo iFood foram: hambúrguer, refrigerantes, sanduíches wraps, pratos com carne, pratos com frango, marmitas, açaí, pizza, massa e sobremesa. 

Os doces mais procurados foram os bolos e tortas, sorvetes, milk-shakes, açaís e mousses. Só aí já dá para ter uma lista de boas ideias! Degusta selecionou mais seis abaixo. Confira!

Marmitas saudáveis

O brasileiro está cada vez mais preocupado com a saúde e em manter uma alimentação equilibrada para viver bem e mais. O ramo de marmitas saudáveis é uma ótima opção e, quanto mais personalizado for o cardápio, melhor para o cliente.

É o caso da empreendedora Sandreliza Ribeiro, que junto com o marido Renato Ribeiro Júnior abriram a SR Bolos e Marmitas. Eles preparam as marmitas personalizadas na zona norte de São Paulo, mas a maior parte dos nossos clientes estão em outras regiões da cidade -- Brooklin, Itaim e Perdizes -- e até mesmo outras cidades.

"Entregamos em toda parte. Temos clientes em Osasco, Guarulhos, já tivemos em São Bernardo e Santo André", destaca.

Ela conta que o marido sempre gostou de cozinhar e já tinha se aventurado na produção de bolos e salgados. "Em 2018 tínhamos começado a fazer marmitas, mas vendíamos somente para meus colegas de trabalho. Mas como o Renato também tinha um trabalho autônomo, não levamos muito para frente". 

Em 2021, a situação financeira apertou após Sandre ficar desempregada dois anos antes e o casal voltou a fazer marmitas. A empreendedora tratou de divulgar o trabalho nas redes sociais para conquistar mais clientes.

"Eu sou bem ruim de redes sociais e tive dificuldade com as postagens. Assisti alguns cursos de fotos de alimentos pela internet e tentei melhorar as fotos. Comecei a divulgar também nos grupos de WhatsApp do bairro", conta.

Foi nesse grupo do bairro que uma vizinha comprou, gostou e indicou para a filha que é personal trainer e tinha uma dieta específica. "Tínhamos um cardápio básico, mas ela precisava de porções específicas para a dieta e nos adaptamos as porções ao que ela precisava. Ela gostou da comida e comentou com o namorado que era nutricionista. Ele, mesmo sem nos conhecer, passou a nos indicar para os pacientes", relembra.

Como montavam as porções de forma personalizada, seguIndo o plano alimentar de cada cliente, a produção aumentou. "Com isso, nosso trabalho mudou e as marmitas passaram a ser totalmente personalizadas. Não fazemos para pronta entrega, somente por encomenda, já que cada cliente escolhe os ingredientes prediletos e as porções atendem cada dieta", detalha.

O nutricionista indicou o trabalho do casal para um outro colega de profissão e mais pacientes vieram e indicaram para os amigos.

"A demanda é grande, pois tem muita gente fazendo dietas. Pesamos todas as porções de acordo com o plano alimentar, então facilita muito a vida dos clientes. Eles não precisam se preocupar. Temos exemplos de clientes que perderam muito peso e nos agradecem por fazermos parte do processo", explica a empreendedora.

        Gestão de redes sociais: especialistas dão dicas para alavancar seu negócio

Você usa as redes sociais para divulgar seu negócio, quer aumentar suas vendas ou conquistar mais clientes? No dia 5 de junho, o Terra promove, a partir das 17h, uma live cheia de dicas para você decolar nas redes sociais. Não perca! O programa será transmitido na home page do Terra e no canal do portal no YouTube

Clique aqui e conheça a plataforma de Gestão de Redes Sociais do Terra. Com ela você ganha tempo, conquista mais seguidores e aumenta a visibilidade do seu negócio na internet!

Chef em casa

Já pensou em oferecer seus trabalhos de chefs de cozinhas para aquele banquete dos amigos ou divulgar esse serviço nas redes sociais?

A chef carioca Lais Sueth teve essa ideia e, não só conquistou clientes com poder aquisitivo alto, como também viralizou nas redes sociais mostrando como funciona seu trabalho personalizado. Ela vai à casa do cliente, monta o cardápio conforme o gosto e até faz as compras. No trabalho de personal chef, ela monta o café da manhã caprichado - com cara de hotel 5 estrelas - e o almoço com entrada, prato principal e sobremesa.

"Eu sirvo, monto a mesa, lavo a louça, organizo a cozinha, então é como um serviço de restaurante só aqui dentro de casa, em que eu preparo tudo na cozinha do local".

A chef de cozinha cobra de R$ 600 a R$ 1500 por dia, dependendo da quantidade de dias e de pessoas. Para um casal, ela trabalha sozinha, se for para um grupo, ela precisa de um auxiliar e o valor aumenta.

Brigadeiros

Quem resiste a um brigadeiro macio? Se tiver opções de sabores então: tradicional, ninho com nutella, branco, brigadeiro de caipirinha, de morango e do que mais a sua criatividade permitir. Esses doces são muito pedidos para celebrações como aniversários, casamentos, batizados e bodas, também são presenteáveis se servidos em uma caixinha de presente, além de ser uma boa pedida para quem não resiste a um docinho no fim de semana.

Patrícia Guimarães, de Feira de Santana, na Bahia, começou a fazer brigadeiros em 2014, abriu sua primeira loja, que cresceu e, graças às redes sociais, virou um sucesso em todo país. Além de vender os doces na cidade, ela e as filhas Amanda e Giovanna - que viraram suas sócias - faturam com cursos online em que ensinam a preparar brigadeiros coloridos e personalizados. 

Outra fonte de renda que conquistou doceiras de vários cantos são os carimbinhos, que formam desenhos nos docinhos e são um sucesso para festa temáticas e para deixá-los para delicados. Os produtos são vendidos no e-commerce da marca, a Loja Brig.

Churrasquinho

Churrasquinho no espeto é uma ótima opção para delivery
Churrasquinho no espeto é uma ótima opção para delivery
Foto: iStock

O churrasquinho bem temperado, acompanhado de molho e farofa é uma boa opção de delivery de sucesso. Se o empreendedor fizer vídeos criativos e "tentadores" do preparo da carne então, melhor ainda! 

Se você é o churrasqueiro nas festas da família e está querendo ganhar uma grana extra, essa é uma boa opção.

Bolo decorado para festas 

Bolo decorado faz sucesso em várias ocasiões
Bolo decorado faz sucesso em várias ocasiões
Foto: iStock

O ramo de festas é muito rentável e quem une sabor, qualidade e capricho conquista a fidelidade dos clientes. Nada melhor do que ouvir os convidados elogiarem o bolo e falar que estava delicioso! 

É uma opção para eventos e dá para se especializar para alguns dos nichos que mais vendem: casamentos, batizados, aniversários. Tem gente também vendendo kits fim de festa nas redes sociais e aplicativos de delivery: uma fatia de bolo, docinhos e salgadinhos. Irresistível!

Sacolé (geladinho)

Sacolé é uma opção gostosa e refrescante para festas e vendas online
Sacolé é uma opção gostosa e refrescante para festas e vendas online
Foto: q

O sacolé - também chamado de geladinho em algumas regiões do país - é um produto que tem um custo barato e se o empreendedor souber usar a criatividade, dá para faturar alto com isso. Os tipos gourmet, com sabores mais elaborados como ninho com nutella, mousse de morango e até de caipirinha, costumam fazer sucessos e ser contratados para distribuir para convidados de festas.

Capriche na embalagem, nos sabores diferentes, divulgue bastante nas redes sociais que a chance de dar certo são altas!

Saiba congelar alimentos e ganhe tempo no dia a dia Saiba congelar alimentos e ganhe tempo no dia a dia

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade