Sou chef de cozinha e vou te contar 5 segredos para manter esse ambiente sempre organizado
Veja 5 dicas da chef Giu Giunti que vão ajudar na organização e limpeza do coração da sua casa!
Eu sei na prática como é desafiador manter a cozinha em ordem quando se tem uma casa cheia. Aqui somos em 5 pessoas e cada um com uma necessidade ou preferência diferente. Sempre tem uma louça na pia, um pacote para guardar, isso é sinonimo de vida e alegria. Mesmo tentando ver a bagunça com um bom olhar, ela me deixa desconfortável e preciso deixar em ordem para que tudo flua.
Vou compartilhar 5 dicas que funcionam para mim e evitam que eu perca horas e mais hora na faxina e na organização da cozinha.
Setorize
Comece pelo começo! Pode parecer óbvia essa frase, mas separar os itens e utensilios de cozinha é fundamental. Deixar guardado apenas o que estiver em bom estado e em uso evita o acúmulo de coisas e a bagunça. Organize esses itens por setor, por exemplo, gaveta de talheres de uso diário, gaveta de utensilios, local arejado para as tábuas, etc.
Usou, guardou
Com tudo no devido lugar é preciso seguir a regra: "usou guardou". Não deixar objetos espalhados pela bancada e panelas sob o fogão que deixam aquele aspecto de bagunça mais evidente.
Louça sem acúmulo
Mantenha a louça lavada, não espere acumular para depois lavar e deixar aquela pilha secando por horas na pia. A medida que for usando os objetos, já vá lavando e guardando. Executar as tarefas que parecem infinitas, como a manutenção da cozinha, requer constância.
Cardápio planejado
Organize o cardápio de acordo com a faxina da cozinha. Por exemplo: os preparos que deixam mais bagunça e fazem mais sujeira são feitos no dia da limpeza e, no restante dos dias, as receitas mais simples são feitas com mais praticidade.
Limpeza fácil
Também opte por produtos e itens de limpeza que você consiga usar sem complicação. Passar um pano com álcool nas bacnadas e um pano com desinfetante no chão mantém tudo sempre limpinho e organizado.