Tacacá entra na lista das 50 melhores sopas do mundo: o que é e como fazer?
O prato brasileiro aparece na 25ª posição, com nota 4,5; a iguaria de origem indígena é típica da Região Amazônica
O tacacá, prato de origem indígena típico da Região Amazônica e muito apreciado na região Norte do Brasil, entrou para a lista das 50 melhores sopas do mundo. O top 50 foi divulgado pelo TasteAtlas, site considerado a enciclopédia da gastronomia.
O prato brasileiro aparece na 25ª posição, com nota 4,5. O caldo é preparado com camarões grandes secos, tucupi, fécula de mandioca, pimentas amarelas picantes e jambu – planta folhosa com propriedades anestésicas.
"Para fazer tucupi, o suco extraído de uma variedade específica de mandioca azeda chamada mandioca brava é fervido e depois deixado para fermentar para eliminar os altos níveis de cianeto que possui em sua forma crua", diz a descrição do site.
Depois do processo de fermentação, o caldo atinge uma cor amarelada e um sabor intensamente ácido. A sensação de entorpecimento da sopa vem da planta jambu - também conhecida por sua tradição como remédio natural no norte do Brasil, especialmente no Pará e Amazonas.
Veja a receita de tacacá aqui!
As tacacazeiras costumam vender os caldos em barracas de rua. Ele é servido bem quente em cuias oca ou tigelas de cerâmica e consumida muitas vezes sem colher.
O Tasteatlas recomendou três lugares para tomar tacacá no Brasil. São eles:
Tacacá da Dona Maria - Viela Nazaré, 902 - Nazaré, Belém - PA - Telefone: (91) 9142-0433
Tacacá da Gisela - R. Marçal, 216 - Centro, Manaus - AM - Telefone: (92) 98801-4901
Tacacá do Norte - Rua Barão do Flamengo 35R, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ - Telefone: (21) 2205-7545.