Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tradição milenar: o que é o ovo "podre" comestível que viralizou no Twitter

17 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Ovo centenário ou ovo de pato chinês servido no restaurante China Town, do Rio de Janeiro
Ovo centenário ou ovo de pato chinês servido no restaurante China Town, do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Instagram/@chinatown_rj

A aparência não agrada à primeira vista. O olfato também não. O ovo milenar voltou a virar assunto no Brasil depois que Bic Müller postou a iguaria culinária para os seus mais de 320 mil seguidores no Twitter com uma provocação: "Fariam?"

O prato é realmente exótico para nós, ocidentais, mas muito tradicional na cultura chinesa. Também conhecido como ovo centenário, ovo preto ou ovo preservado, ele pode ser feito a partir de vários tipos de ovos, como os de pata, ganso, galinha e codorna. 

Ele surge da conservação de um ovo de pata, galinha ou gansa em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz, por diversas semanas, ou por meses, dependendo do método de preparo.

As piores partes do prato são sua aparência e cheiro. Ele assume um tom de marrom bem escuro por fora e o cheiro do ovo, que já não agrada muitos olfatos, fica ainda mais acentuado. 

Em 2022, encarar o ovo centenário virou até desafio na nova versão programa "No Limite", da Globo. Os participantes precisaram provar o prato chinês, que naquela época também virou assunto nacional.

O prato é servido até hoje na China e é facilmente encontrado em restaurantes e mercados. No Brasil, por exemplo, você consegue encontrar no Bairro da Liberdade, em São Paulo. 

O Restaurante China Town, no Rio de Janeiro, também vende essa iguaria. No cardápio você acha o prato com o nome de "ovo preto", e ele é feito de ovo de pata e acompanha molho shoyu. "Ovo de pato produzido durante 100 dias na terra", diz a descrição do cardápio.

E aí, você encararia o ovo milenar?

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade