Tradição milenar: o que é o ovo "podre" comestível que viralizou no Twitter
A aparência não agrada à primeira vista. O olfato também não. O ovo milenar voltou a virar assunto no Brasil depois que Bic Müller postou a iguaria culinária para os seus mais de 320 mil seguidores no Twitter com uma provocação: "Fariam?"
Ovo milenar: fariam ou não?
O ovo milenar, ou ovo dos 100 anos ou ovo dos 100 dias ou simplesmente Pidan é um ovo coberto por uma camada de argila, sal, cinzas e casca de arroz, que fica enterrado até tomar esse aspecto e coloração escurecidos e um sabor forte pic.twitter.com/Tzgk2OXAMW
— Bic Müller (@bicmuller) June 16, 2023
O prato é realmente exótico para nós, ocidentais, mas muito tradicional na cultura chinesa. Também conhecido como ovo centenário, ovo preto ou ovo preservado, ele pode ser feito a partir de vários tipos de ovos, como os de pata, ganso, galinha e codorna.
Ele surge da conservação de um ovo de pata, galinha ou gansa em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz, por diversas semanas, ou por meses, dependendo do método de preparo.
As piores partes do prato são sua aparência e cheiro. Ele assume um tom de marrom bem escuro por fora e o cheiro do ovo, que já não agrada muitos olfatos, fica ainda mais acentuado.
Em 2022, encarar o ovo centenário virou até desafio na nova versão programa "No Limite", da Globo. Os participantes precisaram provar o prato chinês, que naquela época também virou assunto nacional.
O prato é servido até hoje na China e é facilmente encontrado em restaurantes e mercados. No Brasil, por exemplo, você consegue encontrar no Bairro da Liberdade, em São Paulo.
O Restaurante China Town, no Rio de Janeiro, também vende essa iguaria. No cardápio você acha o prato com o nome de "ovo preto", e ele é feito de ovo de pata e acompanha molho shoyu. "Ovo de pato produzido durante 100 dias na terra", diz a descrição do cardápio.
E aí, você encararia o ovo milenar?