Três queijos brasileiros aparecem na lista dos 100 melhores do mundo; veja quais são
Nordeste e Minas Gerais representam o Brasil na lista; italiano Parmigiano Reggiano foi eleito o melhor queijo do mundo.
O Brasil garantiu 3 posições no Top 100 dos melhores queijos do mundo divulgado pelo Taste Atlas, guia mundial de gastronomia, avaliado por pessoas de vários países.
Os brasileiros que aparecem na lista são:
Queijo coalho (42º)
Tradicional queijo de leite de vaca da região Nordeste do Brasil, ele possui a textura firme mas elástica e a cor ligeiramente amarelada. O coalho costuma ser vendido em palitos para assar, pois suporta altas temperaturas e não derrete facilmente. É bastante consumido nas praias do país - com o sem orégano.
Canastra (54º)
Queijo brasileiro feito de leite de vaca cru, originário da área da Serra da Canastra, em Minas Gerais. O queijo cilíndrico é semi-duro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e picante.
Tradicionalmente, o Canastra amadurece por 21 dias, mas alguns produtores o deixam amadurecer ainda mais, até 40 dias, quando seu sabor lembra o do Grana Padano.
Queijo minas (82º)
Recém-declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, é um queijo artesanal elaborado com leite de vaca cru, caracterizado pela textura macia, esponjosa e pela umidade. O sabor do queijo Minas é suave e levemente salgado, dependendo da maturação e da região de produção.
O campeão é da Itália
O italiano Parmigiano Reggiano foi eleito o melhor queijo do mundo. Ele é feito com leite cru semidesnatado, tem uma textura dura e arenosa e seus sabores variam de nozes a robustos e levemente picantes, dependendo de quanto tempo o queijo amadureceu.