Um cozinheiro experiente ensina um truque para manter os tomates frescos por até seis meses: basta um canudo
A ideia é fazer com que o tomate não perca água com tão rapidamente
Na cozinha utilizamos uma grande quantidade de ingredientes para preparar os pratos mais comuns. Batata, pão, cebola, alface, pimentão... eles são essenciais para se ter na despensa ou na geladeira. Um deles é o tomate, e para te ajudar a mantê-los frescos, uma cozinheira profissional revela um truque para conservá-lo por até seis meses sem estragar.
Leia também: Nem na geladeira nem na fruteira: este é o melhor lugar para guardar os tomates para que não apodreçam
Evitar a perda de umidade
O tomate, com suas diversas variedades (até 300 diferentes ao redor do mundo), está disponível em cores que vão além do vermelho. Existem amarelos, verdes, rosa e até azuis. E todos eles podem durar muito pouco. Mas ainda que já amadurecidos possam servir para receitas de molhos e pastas, é importante ter ciência de que também é possível prolongar sua conservação.
O tomate é um vegetal delicado que pode perder rapidamente o frescor devido, entre outros motivos, à perda de água, principalmente pela evaporação da umidade. A casca do tomate atua como uma barreira natural que retém água, mas não é totalmente impermeável e, com o tempo, a água de seu interior evapora pela casca, fazendo com que o tomate enrugue e perca a textura suculenta.
O ponto onde o tomate ficou preso à planta é uma área particularmente vulnerável, e é neste ponto que ele perde mais água, pois carece da proteção da pele. À medida que esta área seca, o processo de desidratação acelera.
...
Veja também
5 receitas com tomate e menos de 300 calorias
Bolinhos, patês e mais: 19 petiscos saudáveis para curtir com a família e os amigos
14 frutas que devem (ou não) ir para a geladeira