Uma equipe de pesquisadores chineses acaba de apresentar uma estratégia simples para perder peso: comer vegetais crus
Em meio à epidemia de obesidade, continuamos buscando maneiras de perder peso. Alguns são "surpreendentes"
Durante décadas, os cientistas discutiram sobre os efeitos das dietas veganas e ovolactovegetarianas na perda de peso e na prevenção de doenças cardíacas, mas sem muito sucesso. As pistas a favor foram se acumulando, é verdade, mas faltava um elo comum, um fio que pegasse toda aquela evidência científica e lhe desse sentido.
Agora, uma equipe de médicos do Hospital Qilu da Universidade de Shandong acredita ter encontrado esse fio. E isso é importante, acima de tudo, porque a obesidade está se tornando uma grande epidemia do século XXI.
O que é preocupante, visto que, como escreve Yani Xu em sua investigação, "a obesidade e as complicações que lhe estão associadas não só conduzem ao aumento da morbilidade e mortalidade, mas também à redução da qualidade de vida".
Leia também: 12 dicas para emagrecer depois dos 40 anos
Mas o Ozempic não resolveu isso?
É verdade que a chegada do Ozempic mudou radicalmente a nossa forma de ver o excesso de peso: como disse Antonio Ortiz, estes medicamentos estão nos ajudando a compreender que o metabolismo e o apetite são fatos biológicos e consequências sociais.
No entanto, estão longe de ser a solução para todos os nossos problemas. Não só porque estes medicamentos são muito caros (e a obesidade mostra uma correlação clara entre taxas mais elevadas de pobreza e precariedade econômica), mas também porque não substituem hábitos mais saudáveis e equilibrados. É aí que entram Yani Xu e sua equipe.
Em busca de evidências perdidas
...
Veja também
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Finalmente uma trend que realmente emagrece e não faz mal. O que é o método 30-30-30 do TikTok
Comer abacate à noite ajuda a emagrecer? Especialista explica
Estudo mostra qual exercício queima gordura mesmo sentado
Nem pão, nem tapioca: esses 4 lanches têm menos de 100 calorias e todo mundo ama