Vale a pena tomar suplementos? Nutricionista revela os 5 mais indicados
O investimento correto pode oferecer bons resultados e contribuir para a conquista de objetivos.
Será que vale a pena tomar suplementos? Se você frequenta a academia ou faz qualquer outro tipo de atividade física regular, provavelmente, já deve ter se questionado sobre isso. E a resposta é sim. Mas depende.
É praticamente impossível dar uma sentença definitiva se vale a pena tomar suplementos ou não. Justamente por cada pessoa ter suas próprias individualidades, objetivos e condições.
Mas podemos afirmar que caso você realmente tenha necessidade, o uso correto de um suplemento alimentar vai te proporcionar benefícios e facilitar sem caminho em busca do objetivo final, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente melhorar a qualidade de vida como um todo.
Para saber se vale a pena tomar suplementos, o mais indicado é que você procure um profissional da nutrição, para que ele avalie a sua situação e indique as melhores opções. Mas para facilitar sua vida e sanar as principais dúvidas sobre o assunto, a nutricionista Dani Borges, que também é atleta fitness e educadora física, separou cinco suplementos que, de fato, valem a pena investir. Confira:
1 - Whey Protein
Segundo Dani, o whey protein é primordial para aumentar a ingestão diária de proteínas. "Principalmente se você tiver algum tipo de dificuldade em consumir proteína sólida. O whey também é ótimo para quando você estiver na correria e fora de casa", explica.
2 - Multivitamínico
De acordo com a nutricionista, o multivitamínico pode ser interessante para repor os minerais e vitaminas em uma dieta principalmente voltada para a perda de peso. "Nem sempre precisa utilizar, vai depender de como está a distribuição das vitaminas e minerais na sua dieta", afirma.
3 - Creatina
Para a especialista, esse é o melhor suplemento de todos e o que mais vale a pena. "A creatina vai melhorar a sua performance no treino, proporcionar aumento de força, maior resistência e recuperação muscular. Auxilia no ganho de massa e pode ajudar a inibir o catabolismo muscular", explica.
4 - Cafeína
"A melhor fonte de energia. Às vezes, vale mais a pena que tomar um pré-treino e ainda sai mais em conta financeiramente. Quer energia extra para o treino ou para o dia a dia? A cafeína é a melhor opção", conta a nutricionista.
5 - Albumina
A nutricionista também ressalta a albumina, fonte proteica derivada da clara de ovo, que é uma boa opção para correria do dia a dia, para quem não consegue levar comida para os lugares e para os intolerantes à lactose. Faz um papel semelhante ao do whey protein, mas por um custo menor. O grande problema é que, para algumas pessoas, seu paladar não é dos mais agradáveis.
"A dieta e o treino estão sempre em primeiro lugar e são esses dois que realmente fazem a diferença nos resultados, porém, caso você possa e queira dar um up nos resultados, as opções acima vão ajudar", finaliza Dani.