Grão de bico: saiba os benefícios de incluir a leguminosa na alimentação
Delicioso e versátil, o grão de bico e vantajoso para a nossa saúde por vários motivos; descubra quais são eles
O grão de bico costuma ser muito visto em receitas veganas, podendo até ser usado para fazer hambúrgueres, por exemplo. Porém, mesmo para quem não segue uma dieta vegetariana, incluir essa leguminosa no seu dia a dia, em quantidades saudáveis, vai apenas trazer benefícios, viu?
"O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana", explica a coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista), Fabiana Freire, ressaltando como a leguminosa é vantajosa para nós.
Afinal, o alimento é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e zinco. "O grão de bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade", acrescenta Fabiana.
Segundo ela, o grão de bico ainda tem muitos outros benefícios, como:
- Combater a prisão de ventre
- Ajudar a equilibrar o colesterol
- Fortalecer o sistema imunológico
- Promover o ganho de massa muscular
- Melhorar o humor
- Manter o bom funcionamento do intestino
- Fortalecer a saúde dos ossos
- Com o consumo regular, ajudar a diminuir chance de desenvolver câncer e auxiliar no controle do peso
Ideias para usar o grão de bico
Por ter um sabor suave e ser bem macio, o grão de bico agrada muitas pessoas mesmo quando colocado de forma simples em uma salada. No entanto, mesmo assim, é interessante saber outras ideias menos conhecidas de como usar a leguminosa, para poder dar uma variada e não se cansar dela.
Veja o passo a passo de como fazer Homus, uma pasta com base de grão de bico:
Alguns pratos que podem ser feitos com o grão de bico, por exemplo, são pastas e sopas, além das saladas, é claro. A leguminosa também pode ser base para pães, bolos, hambúrgueres, massas e pizzas.
Fonte: Saúde em Dia