Vegano, Dado Dolabella come peixinho-da-horta, entenda o que é
Dado Dolabella é vegano há oito anos e gosta de preparar seus pratos no dia-a-dia. Os dotes culinários já foram até elogiados por Wanessa Camargo no BBB 24.
Dessa vez , ele chamou a atenção ao preparar ao lado da filha, Ana Flor, um peixinho-da-horta. Mas ele comeu um peixe mesmo sendo vegano? Nada disso! Dado ingeriu uma folha que recebe esse nome e preparou o alimento na versão empanada.
"A gente está aqui no ovo vegano que é feito de linhaça depois passa farinha proteica de grão-de-bico super temperadinha", expicou Dado.
Em seguida, ele mostrou a refeição pronta, que depois de levada ao forno fica com a aparência de peixe empanado. A planta possui óleos vegetais que lhe deixam com um sabor que lembra o de lambari frito.
"Agora é só botar um limãozinho, sucesso total. Quem ama esse peixinho é a Wanessa. Será que ela tá com saudade", disse.
O peixinho-da-horta é chamado de PANC (planta alimentícia não convencional), que não é consumida como alimento no dia a dia. No Brasil, a planta, nativa da Turquia, é cultivada com mais frequência no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
"Pra mim ainda mais gostoso que peixe! E ainda sem crueldade e sofrimento! Não tem perigo de engolir uma espinha ou uma cartilagem… ou um pedaço de órgão", disse o ator ao Degusta nesta terça-feira (6).
O peixinho-da-horta é fonte de potássio, cálcio, ferro e fibra e também pode ser chamado de orelha-de-lebre ou lambarizinho. Em uma busca rápida na internet é possível comprar um maço das folhas orgânicas por valores que variam de R$ 4,50 a R$ 6.