Relembrando 2022, uma das maiores queixas dos consumidores foi contra uma novidade. Parece, mas não é. Um simples leite condensado causou muita confusão e críticas na Internet e em supermercados de todo o Brasil por....não ser um leite condensado.
Foto: Divulgação Nestlé / Flipar
Relembrando 2022, uma das maiores queixas dos consumidores foi contra uma novidade. Parece, mas não é. Um simples leite condensado causou muita confusão e críticas na Internet e em supermercados de todo o Brasil por....não ser um leite condensado.
Foto: Divulgação Nestlé / Flipar
A Nestlé lançou a “mistura láctea condensada”, que leva soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. Já na versão tradicional e original vem escrito "leite condensado" e o leite pode ser integral, desnatado ou semidesnatado.
Foto: Reprodução copiada do site Infomoney / Flipar
Os consumidores reclamam que se confundem, pois os nomes e as embalagens são muito parecidas. Além disso, eles acham que a empresa deveria ter divulgado amplamente o novo produto para não causar dúvidas.
Foto: Divulgação copiada do site doisamaisalimentos.com.br / Flipar
"Minha mãe caiu no golpe do leite moça barato e não era leite condensado era mistura láctea condensada, não achei que tinha como um brigadeiro ficar ruim", comentou uma internauta, no Twitter.
Foto: Twitter @vicamaralx / Flipar
"Já não bastava o leite condensado semidesnatado que faz receita dar errado? Agora a Nestlé resolveu fazer um falso que é mistura de um monte de tralha, e o preço é quase o mesmo do leite condensado normal", criticou outro usuário, também nesta rede social.
Foto: Divulgação Nestlê / Flipar
A Nestlé se defende e diz que o novo produto é mais econômico com o objetivo de alcançar famílias mais pobres e que o tradicional leite condensado segue no mercado. Ela destaca ainda que há um pudim na nova embalagem.
Foto: site mundodomarketing.com.br / Flipar
"A empresa se preocupa em desenvolver produtos que atendam às suas diversas necessidades. O produto é uma alternativa com menor desembolso para as famílias que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade Nestlé.", destacou a empresa.
Foto: Site endeavor.org.br / Flipar
"Tem cor marsala e consta a identificação ‘mistura láctea condensada’. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal – o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros".
Foto: Youtube/ Tata Pereira / Flipar
Outra diferença perceptível é que na embalagem nova vem escrito "Para toda família". Ambos continuam com a imagem principal: uma mulher carregando um balde na cabeça.
Foto: Reprodução copiada do site infomoney / Flipar
Veja as diferenças entre os produtos. O que achou? Outras empresas também lançaram produtos mais baratos e de composição diferente, com embalagens parecidos. Virou uma febre.
Foto: Reprodução de Twitter copiado do site otempo.com.br / Flipar
Recentemente o McDonalds passou por críticas parecidas - embora num caso diferente - quando lançou um hambúrguer de picanha, mas que não leva a carne, que é cara e muito amada pelos brasileiros. A empresa americana de fast-food assumiu o erro e destacou:
Foto: divulgação / Flipar
A empresa informou que o sanduíche tem "molho com aroma natural de picanha" e "blend de cortes selecionados" com 100% de carne bovina.
Foto: divulgação / Flipar
Pouco depois, o McDonalds anunciou a retirada dos McPicanha das lojas. A empresa publicou: "Foi mal, galera". Muitos queriam outra solução: botar picanha no hambúrguer.
Foto: divulgação McDonalds / Flipar
"É Picanha, mas não é, é leite condensado, mas não é. Paremos de comprar, não é item de 1ª necessidade e esses espertinhos que se virem.", reclamou um usuário do Twitter.
Foto: divulgação / Flipar
Quem também passou por críticas e mudou recentemente foi o Burger King, rival do McDonalds e que anunciou o "Whopper Costela”, mas sem Costela. Desde o início de maio, o nome é "Whopper Paleta Suína".
Foto: Mike Mozart - Flickr / Flipar
"Transparência sempre foi palavra fundamental no BK (Burger King). Quando lançamos o Whopper Costela, anunciamos em nossas comunicações que ele é feito de carne de porco —paleta suína— e com sabor de costela, sem qualquer ingrediente artificial", disse a empresa, em nota oficial.
Foto: Mike Mozart - Flickr / Flipar
A Nestlé é uma empresa suíça e que foi fundada em 1866. No Brasil, chegou dez anos depois. Entre 2014 e 2016, foi considerada a maior do mundo no ramo alimentício. Ela tem cerca de 350 mil funcionários pelo mundo, é uma empresa de capital aberto e um faturamento anual de cerca de R$ 450 bilhões.
Foto: Divulgação Nestlé / Flipar
O leite condensado é feito basicamente com a remoção da água do leite. O líquido que sobra é adicionado com açúcar. É usado para fazer doces como brigadeiro, pudim, bolos, biscoitos, entre outros.
Foto: Reprodução do site anamariabraga.globo.com/receita/brigadeiro-0000/ / Flipar
Recentemente, a Nestlé lançou um leite condensado vegano, ou seja, sem leite, já que este é um produto de origem animal. Ele leva mistura de aveia e farinha de arroz.
Foto: Youtube Canal Fábio Chaves / Flipar
A Nestlé faz o leite condensado desde a década de 1920. É um produto que você pode fazer em casa ou comprar de outras marcas, como Italac, Piracanjuba, Elegê, Mococa, entre outras.