Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vinho pode trazer sorte? Conheça 5 curiosidades sobre a bebida

A experiência de saborear uma taça vai muito além do paladar, envolvendo também o olfato e outros sentidos

1 abr 2024 - 19h38
Compartilhar
Exibir comentários
Vinhos
Vinhos
Foto: iStock

Cada garrafa de vinho conta uma história, desde a escolha das uvas até o momento em que é desfrutada. Por causa disso, a popularidade da bebida se estendeu por diversas regiões, propagando suas curiosidades e superstições. Conheça algumas:

Existe um jeito certo de segurar uma taça? A indicação é que a taça seja segurada pela haste, sem que os dedos tenham contato com a parte superior em que fica a bebida. Isso ocorre porque a temperatura do vinho pode ser influenciada pelas mãos.

Derrubar vinho na mesa traz sorte? Essa superstição é uma das mais conhecidas. Mesmo que essa cena aconteça eventualmente, acredita-se que basta esbarrar com o dedo no líquido derramado e passá-lo atrás da orelha para obter sorte.

A adega é importante? Uma adega oferece o ambiente ideal para o envelhecimento completo do vinho, realçando todos os seus sentidos. Condições como baixa luminosidade, umidade adequada e temperatura constante são essenciais para esse tipo de armazenamento.

Por que guardar o vinho deitado? A prática de guardar o vinho deitado, permitindo que as fileiras das garrafas fiquem organizadas, é a mais adequada porque, se estiver em pé, há o risco de a rolha secar e reduzir de tamanho, podendo cair na bebida.

Vinhos podem ser muito antigos? O longo armazenamento de um vinho pode realçar sua potencia máxima. Ou seja, dependendo do tipo de vinho, todas as suas principais características são aprimoradas com o tempo, sendo estes os ideais para conservar por muitos anos.

Guia dos Vinhos

Ficou interessado e quer saber mais sobre a bebida? O Paladar possui o Guia dos Vinhos, ideal para quem gostaria de conhecer combinações, estilos de adegas, valores e outras curiosidades. Acesse aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade