Você sabe a diferença entre sorvete e sorbet?
Chef Giu Giunti te ajuda a descobrir seu favorito para os dias quentes de verão!
Lá pelos anos 200 a.C., na China, os primeiros indícios do que seria um sorvete surgia nos dias de muita neve e frio. Os chineses misturavam suco de frutas, mel e gelo. Depois de muito tempo, Marco Polo foi o responsável por levar essa deliciosa mistura da China para a Itália.
Sorbets
Os sorbets são feitos basicamente de gelo, fruta e, se desejado, algum adoçante como açúcares ou méis. Tudo é triturado e homogeneizado. Os sorbets possuem uma textura similar ao sorvete, o que difere é que são mais "cristalizados" e não são tão cremosos quanto os sorvetes tradicionais.
São otimos para os dias quentes de verão, são fáceis de fazer e possuem um baixo custo. Com apenas dois ingredientes é possivel fazer um incrível sorbet para se deliciar. O ideal é preparar sua receita e servir imediatamente, como possuem muita água, se voltarem a ser congelados, formarão uma grande pedra de gelo e caso queira guardar, o mais recomendado é transformar em um picolé.
Sorvetes
Os sorvetes são, na minha opinião, um aprimoramento dos sorbets. Ricos em gordura e sabor são mais ricos na sua composição. Um belo gelato caseiro leva basicamente uma mistura de leite, açúcar e ovos, mais especificamente as gemas, que trazem a gordura e são um ótimo agente espessante. As gemas dão mais estabilidade ao sorvete caseiro.
Há quem goste de adicionar emulsificantes, mas honestamente eu prefiro a receita raiz. Os sorvetes possuem uma opção maior de sabores, afinal podem ser feitos não somente com frutas, mas com qualquer ingrendiente disponível. Compartilho aqui uma das minhas favoritas:
Receita de sorvete caseiro de canela
- 700ml de leite
- 170g de açúcar
- 8 gemas
- 1 col de chá de baunilha
- 1 col de sobremesa de canela
Modo de fazer:
Em uma panela ferva o leite com a baunilha e a canela. Um uma tigela misture as gemas e o açúcar. Quando o leite estiver fervendo, baixe o fogo. Com uma concha, coloque duas porções de leite na tigela com o açúcar e as gemas e mexa bem. Esse processo ajuda a fazer com que as gemas aqueçam e não talhem. Despeje tudo na panela com leite e misture bem até o creme ficar mais consistente. Despeje em uma tigela e leve ao congelador. Deixe gelar por algumas horas, bata na batedeira quando o conteúdo quase estiver congelado e volte ao congelador. Repita esse processo até obter uma massa cremosa e consistente. Sirva gelado.