Você sabe como fazer manteiga? E a ghee?
Veja as diferenças entre elas e aprenda a usar em suas receitas
Aposto que você ja conhece a manteiga e possivelmente já viu ou ouviu falar da ghee. A manteiga está muito presente na nossa cultura e culinária, desde passar ela em um pãozinho no café da manhã ou usa-la em uma receita mais elaborada.
É de origem animal, vem do leite de vaca ou de búfala, é cremosa, saborosa e pode ser usada em diversos preparos. A ghee é parte mais saudável da manteiga, é considerada uma gordura boa para a saúde e também pode ser usada como a manteiga tradicional.
Com o veganismo em evidencia, surgem também as manteigas vegetais, que também são muito usadas na cozinha trazendo um novo olhar para esse segmento de produto. Basicamente é preciso um leite gorduroso vegetal ou animal para unir as partículas sólidas de gordura até formar a manteiga.
Para a manteiga tradicional, quanto mais cremoso o creme de leite fresco mais rápido é para obter a manteiga. Sabe aquela historia de que se bater demais o chantilly ele vira manteiga?
É isso mesmo, quando o chantilly é batido excessivamente chega-se no ponto da manteiga, basta unir os pedaços de gordura e passar em agua bem gelada, afinal a manteiga derreteria no calor das mãos. Basta temperar ou não a manteiga e depois moldar batendo com espátulas. É possível manter ela refrigerada ou não desde que não entre em contato com o oxigênio.
A ghee é derivada da manteiga tradicional, para obter essa gordura rica, é necessário aquecer a manteiga até que ela derreta e decante. Suas partes solidas do leite, como a caseína vão para o fundo e sobe uma espuma que precisa ser retirada também.
A ghee é coada e também pode ser temperada com ervas. Além de consumir a ghee como a manteiga com pães e receitas, ela pode ser usada para frituras em imersão como para fritar batatas. Seu ponto de fumaça, ou seja, o tempo que leva para queimar com o calor é maior que o da manteiga tradicional e é considerado uma gordura saudável.