Youtuber cozinha (e come!) macarrão em água do rio mais quente do mundo, que fica na Amazônia
O britânico Jay Swingler diz que temperatura da água chegou a 43 °C; ele também cozinhou um ovo em poucos minutos
O youtuber britânico Jay Swingler, de 29 anos, visitou a Amazônia peruana e conheceu o único rio fervente do planeta, o Shanay-timpishka. Após muita dificuldade e perrengues para acessar o local, ele aproveitou para fazer uma experiência de preparar um macarrão instantâneo com a água do rio.
Missão cumprida! Jay Swingler cozinhou e comeu o alimento. "A única maneira de descrever a temperatura desta água é que ela estava mais quente do que a média de um banho, atingindo uma temperatura de 43 °C", comentou no vídeo.
O youtuber também testou o desempenho da água fervida no preparo de ovo que, colocado em um copo e mergulhado no rio, levou apenas alguns minutos para ser cozido. “Tem gosto de Inglaterra”, disse.
O rio Shanay-timpishka está localizado no meio da Amazônia peruana, com acesso muito difícil, sendo possível somente com um guia especialista. O nome indígena significa "fervido com o calor do sol", já que as águas esquentam no decorrer do dia.
As altas temperaturas alcançadas pelo Shanay-timpishka ainda são um mistério para os cientistas, já que não foi encontrado nada que justifique esse calor até o momento.