Depois do Japão e da Coreia do Sul, é a vez de Taiwan: está perdendo tanta população que já tem que fechar escolas
A queda na taxa de natalidade tem levado ao fechamento de escolas e universidades em Taiwan, impactando a economia e as forças armadas do país
Nos últimos anos, o mundo tem observado uma tendência inquietante em algumas das economias mais dinâmicas da Ásia: a queda acentuada na taxa de natalidade. Depois de Japão e Coreia do Sul enfrentarem esse fenômeno demográfico, agora é a vez de Taiwan sentir os impactos dessa mudança.
Uma reportagem feita pelo portal de notícias Xataka revela que a redução do número de nascimentos no país foi tão grande que chegou a um ponto em que algumas escolas estão sendo forçadas a fechar suas portas por falta de alunos.
Este cenário desafia políticas públicas e sociais, gerando uma série de questionamentos sobre o futuro da educação e do mercado de trabalho na região. O MinhaVida explicou o que está por trás dessa tendência e como Taiwan está lidando com essa nova realidade. Confira!
Por que Taiwan está diminuindo a população?
Na reportagem feita pelo site de notícias mexicano Xataka, os números indicam que Taiwan vem enfrentando um cenário demográfico complexo. Gráficos do National Development Council (NDC) mostram que, com exceção de um pequeno aumento por volta do ano de 2012, a taxa de fertilidade do país vem caindo há algum tempo. Em 2002, ela era de 1,34 e, no ano passado, o indicador já era de 0,865.
Em termos de número de nascimentos, a ilha do leste asiático viu sua taxa de natalidade cair drasticamente: em questão de duas décadas, passou de 248.000 para 136.000 - sendo o último dado de 2023.
...
Veja também
O que é fato e o que é fake sobre endometriose, doença que assusta mulheres com infertilidade
Juliette relata enjoo e cólicas em procedimento para poder engravidar
Quem tem endometriose pode engravidar? Especialista explica!
Oncofertilidade: como preservar a fertilidade de quem vai fazer tratamento oncológico
Pólipo no útero: condição que afetou Ana Hickmann pode levar à infertilidade