Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Descubra cinco benefícios de fazer prancha isométrica todos os dias

Se você está procurando formas de emagrecer que sejam fáceis, práticas e possíveis de serem feitas em casa, por que não tentar colocar este exercício na sua rotina?

21 jan 2025 - 18h09
Compartilhar
Exibir comentários

OSe você está procurando formas de emagrecer que sejam fáceis, práticas e possíveis de serem feitas em casa, por que não tentar colocar a prancha isométrica na sua rotina? O exercício trabalha os braços, pernas e abdômen e, para realizá-lo, basta contar com seu corpo e um relógio para contar os segundos - ou minutos. Veja mais detalhes:

Conheça os benefícios deste exercício tão conhecido
Conheça os benefícios deste exercício tão conhecido
Foto: Pexels/ Nathan Cowley / Bons Fluidos

Cinco benefícios de fazer a prancha isométrica

  • Exercício prático: É uma postura prática, mas desafiadora. Você pode fazê-la em qualquer lugar e não necessita de aparelhos.
  • Evita dores: Por não exigir movimentos no chão, a chance de você ficar com dor nas costas é pequena, já que o risco de lesões é menor.
  • Melhora da postura: Por fortalecer costas, peito, ombros, pescoço e abdômen, sua postura, com o tempo, ficará mais ereta.
  • Abdômen definido: A prancha ajuda a tonificar os músculos e, assim, criar mais forças e deixar seu abdômen definido.
  • Equilíbrio melhor: Com o corpo estabilizado durante a prática, o equilíbrio, no dia a dia, será ainda melhor.

*Reportagem feita com informações na reportagem de smagalhães

Exercícios isométricos são mais eficazes para a pressão arterial

Antes, se acreditava que os tipos de exercício mais recomendados para tratar a pressão arterial alta eram os aeróbicos, como corrida e ciclismo. Porém, um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine aponta que os estáticos são muito mais eficazes. Entenda:

Também conhecidos como estáticos, os exercícios isométricos são aqueles que precisam de contração muscular, mas sem movimento. "Consistem em ficar em uma posição específica, durante a execução. Eles podem ser desempenhados de uma forma sustentada ou intermitente, sendo esta mais dinâmica. Entre os exemplos, há a extensão de joelho, o agachamento mais conhecido e na parede, elevação de quadril, prancha abdominal e o feito com fortalecedor de mão e antebraço", explica a cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein de GoiâniaSayuri Inuzuka.

Entre 1990 e 2023, autores do estudo realizaram ensaios clínicos com 15.827 pessoas para avaliar o impacto da atividade física na pressão arterial. Os participantes treinaram em diversas categorias, como intervalada de alta intensidade (HIIT), isométrica, aeróbica, de treinamento de resistência dinâmica e uma combinação das duas últimas. para ler a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade