Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Descubra cinco motivos curiosos que fazem as pessoas terem mal cheiro corporal

Na Grécia Antiga, os médicos trabalhavam muito seu olfato, pois, os cheiros das pessoas podiam indicar certas doenças; sendo assim, veja algumas formas que nosso corpo libera odores

15 nov 2024 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

Na Grécia Antiga, os médicos trabalhavam muito seu olfato, pois, os cheiros das pessoas podiam indicar certas doenças. Por exemplo, alguém que estivesse exalando um odor frutado, poderia estar com o nível de açúcar muito alto no sangue, ou seja, tendia a estar com diabetes. Com isso, se descobriu que o corpo fala muito sobre nossa saúde. Então, hoje, trouxemos cinco curiosidades do que pode dar mal cheiro corporal. Confira:

Na Grécia Antiga, os cheiros das pessoas podiam indicar certas doenças; então trouxemos 5 curiosidades do que pode dar mal cheiro corporal
Na Grécia Antiga, os cheiros das pessoas podiam indicar certas doenças; então trouxemos 5 curiosidades do que pode dar mal cheiro corporal
Foto: Canva Equipes/pixelshot / Bons Fluidos

O que pode dar mal cheiro corporal?

  • Estresse: O estresse causa tanto mau hálito, quanto odor corporal. Isso porque o corpo libera cortisol e hidrocortisona quando alguém passa por uma situação estressante, resultando em problemas periodontais, como gengivites e periodontites. Ademais, ocorre a secreção das glândulas sudoríparas, causando o suor e o odor desagradável.
  • Carboidratos e carnes: Ingerir exageradamente carboidratos e carnes também pode fazer com que o mal cheiro corporal surja. Pois, primeiramente, pesquisadores da Universidade de Macquarie comprovaram que carboidratos em excesso geram um odor de suor mais forte e menos agradável. E o mesmo acontece com as carnes, como apontou um estudo da Oxford Academic.
  • Diabetes: No caso das diabetes, devido à falta de insulina, a gordura serve como energia para as células. Assim, ocorre uma reação química que forma compostos cetônicos, fazendo com que o suor fique com cheiro de acetona.
  • Apneia do sono: Já que aqueles que possuem apneia dormem com a boca aberta, o ressecamento bucal e diminuição na produção de saliva tendem a acontecer, levando à proliferação de micro-organismos e resultando em mau hálito.
  • Síndrome do odor do peixe: Resumidamente, pessoas que são diagnosticadas com esta patologia, são incapazes de metabolizar o composto químico trimetilamina, gerando uma excreção excessiva na urina, hálito, suor e fluidos reprodutivos. O composto possui um odor semelhante ao de um peixe estragado e é liberado pelo corpo.
Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade