Descubra o que é milium e como removê-lo do rosto
Milium são "bolinhas" brancas ou amareladas que aparecem na camada superficial da face. Veja como remover milium e se é seguro fazer isso em casa
Os cistos de inclusão epidérmicos, também chamados de milium, são pápulas - "bolinhas" - múltiplas de queratina.
Elas podem ser brancas ou amareladas e aparecem na camada mais superficial da pele, geralmente no rosto, com um a três milímetros de diâmetro. Áreas como bochechas, testa, base do nariz, pálpebras e atrás das orelhas são as mais afetadas.
Essas pápulas também podem aparecer no pescoço, mãos, costas e, raramente, dentro da boca, no couro cabeludo e nas partes íntimas. Para identificar o milium é preciso realizar uma consulta dermatológica.
"Na consulta se confirmará o diagnóstico e excluirá a possibilidade de outro tipo de lesão", explica a dermatologista do centro clínico do Órion Complex Julyanna do Valle Lima.
Como o milium surge na pele?
O milium surge, na maioria dos casos, por genética, mas também podem surgir após procedimentos como dermoabrasão ou laser, exposição excessiva ao sol, uso de produtos a base de petróleo, presença de doenças como porfiria e lúpus eritematoso, e calor, no caso de recém-nascidos.
Eles podem ser únicos ou múltiplos, aparecendo em diversas regiões da pele. Embora seja estéticamente incômodo, o milium é benigno e não oferece riscos à saúde.
Caso você não queira conviver com essas bolinhas na pele é possível prevenir-se do milium seguindo algumas dicas de cuidados com a pele, como:
...
Veja também
Cisto: o que é, causas, tipos e tratamento
Impressionante! Série de fotos mostra como a pele pode ficar sem o uso do protetor solar
Veja dicas para cuidar da pele das crianças na praia ou na piscina
Protetor solar oral protege a pele do sol? Médica esclarece!
Ácido ferúlico: o que é, para que serve e benefícios no skincare