Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Desequilíbrios hormonais: saiba como controlar os sintomas

Nutricionista compartilha dicas para lidar com o desequilíbrio hormonal e melhorar o bem-estar das mulheres neste final de ano

13 dez 2024 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

Com a chegada do final do ano, é comum refletirmos sobre a saúde e o bem-estar, especialmente quando o assunto é equilíbrio hormonal. Pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença para mulheres que enfrentam desafios como a endometriose ou outros desequilíbrios hormonais. A seguir, a nutricionista Priscila Schramm, especialista em saúde da mulher, traz dicas práticas que podem ajudar a transformar sua qualidade de vida.

Desequilíbrios hormonais prejudica a saúde e a qualidade de vida de mulheres
Desequilíbrios hormonais prejudica a saúde e a qualidade de vida de mulheres
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Use roupas confortáveis 

Optar por calcinhas 100% algodão e evitar materiais sintéticos como poliéster é essencial. "Tecidos naturais ajudam a manter a região íntima mais saudável, prevenindo infecções e irritações. Essa mudança pode parecer pequena, mas faz uma grande diferença a longo prazo", ressalta Priscila. Aposte também em roupas feitas de linho, algodão ou hemp para maximizar os benefícios.

Café da manhã reforçado

Não pular o café da manhã é uma regra de ouro, mas o que você come nessa refeição é ainda mais importante. Inclua fibras e pelo menos 18g de proteína, sempre ajustando a quantidade às suas necessidades individuais. "As fibras ajudam a regular os níveis de estrogênio, enquanto as proteínas fornecem energia e suporte para o funcionamento hormonal", explica a nutricionista.

Invista em massagens 

Incorporar massagens regulares na região do baixo ventre com óleos vegetais pode ser uma prática simples e eficaz. Além de melhorar a circulação, ajuda a aliviar tensões e promover maior conexão com o corpo. "O óleo é bem simples de fazer, coloque 100ml de óleo de amêndoa mais 10 gotas de óleo essencial de artemísia, misture tudo e espalhe no baixo ventre", recomenda Priscila. 

Faça exercícios de respiração 

A respiração abdominal, também conhecida como respiração no baixo ventre, é uma ferramenta poderosa para mulheres com desequilíbrios hormonais. "Essa técnica ajuda a reduzir o estresse, que é um dos maiores inimigos do equilíbrio hormonal. Além disso, promove o fluxo sanguíneo e relaxa a região pélvica, sendo especialmente benéfica para quem tem endometriose", conclui a especialista. 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade