Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia da Amizade: entenda a importância de bons amigos para as crianças

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica

20 jul 2024 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje, 20 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Amizade! E ter bons amigos é muito importante para a felicidade, o bem-estar e mesmo a saúde em qualquer etapa da vida - entretanto, isso é ainda mais essencial durante a fase da infância.

Entenda a importância de ter amigos na infância
Entenda a importância de ter amigos na infância
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Segundo Lucienne Oliveira, psicóloga do Colégio Hélio Alonso, crianças precisam de boas amizades por diversas razões. Muitas delas ligadas, inclusive, à saúde mental dos pequenos.

"Os bons amigos na infância contribuem para a aquisição das habilidades socioemocionais e para a vivência em grupo. Ajudam na formação da identidade, autoestima, cooperação, empatia e confiança, entre outras coisas", explica.

Isso sem contar que mesmo os pequenos conflitos entre os amigos são bons para o desenvolvimento dos pequenos, que aprenderão a resolvê-los da melhor maneira possível. Assim, as amizades ensinam a criança a lidar tanto com os sentimentos bons quanto com os ruins desde cedo.

Ademais, as atividades realizadas pelas crianças com seus amigos na infância, as famosas brincadeiras, são fundamentais. Elas ajudam em muitas coisas, como na coordenação motora.

Crianças com dificuldade em fazer amigos

Normalmente, as crianças fazem amizades nos locais aos quais frequentam. É o caso da escola ou mesmo da área comum do prédio onde moram, por exemplo. Porém, há aquelas que têm mais dificuldade com essa questão e, por isso, precisam de uma ajudinha dos adultos ao seu redor.

Dessa forma, você pode ajudar seu filho se ele tiver dificuldade de fazer amizades, lembrando sempre de, mesmo assim, deixá-lo ter certa independência.

"Primeiro é preciso criar laços saudáveis em família a partir do autoconhecimento, confiança, aceitação de si mesmo e empatia. Ajudá-lo a enfrentar seus medos e superar suas dificuldades. Inserir a criança num grupo social confiável para que experimente novas vivências e descobertas. A escola é um bom lugar para isso", orienta Lucienne Oliveira.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade