Dia da Felicidade: um dos pilares para alcançar o bem-estar pleno é o equilíbrio nutricional
Segundo a ciência, a felicidade está diretamente ligada ao bem estar físico; separamos algumas dicas para você viver bem!
Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) instaurou o Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março. A data é um dia idealizado para que ações conjuntas sejam pensadas a fim de garantir felicidade plena para a população. O estilo de vida da sociedade é atualmente voltado para a produtividade contínua, favorecendo o adoecimento, por isso, é preciso estimular um estilo de vida e consumo que promovam mais o bem-estar e a felicidade.
Para o médico psiquiatra Alexandre Valverde, a felicidade está relacionada à autorresponsabilidade.
"A felicidade passa por um caminho do autoconhecimento. É preciso que eu olhe para minha vida e faça uma reflexão sobre como estou me cuidando e como posso melhorar. E a ciência da felicidade vem mostrando que o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, e o autocuidado são os caminhos para construção de mais felicidade e bem-estar", relata o profissional com master em filosofia contemporânea pela Universidade de Paris-1 Panthéon-Sorbonne.
Além disso, para o especialista, a felicidade pode ser encontrada em diversos lugares: no esporte, em um hobby, na cultura, na gastronomia, entre outros, mas, para isso, a bioquímica corporal precisa estar em equilíbrio.
"Se você possuir um corpo saudável nutricionalmente e ativo fisicamente, as chances de encontrar a felicidade em coisas do dia a dia será ainda mais certeira, pois são esses equilíbrios bioquímicos do corpo que controlam nossas atividades vitais, principalmente nosso cérebro, e é ele que irá identificar a felicidade em nossas ações cotidianas", explica.
Reunimos três pilares nutricionais que irão te ajudar a manter o controle da bioquímica corporal e são construídos juntamente da nutrição, buscando a felicidade como produto final:
1. Praticar atividade física regularmente
Quem já passou por um período sem se alimentar bem - seja pela correria do dia a dia ou por hábitos não muito saudáveis - sabe que ter energia para praticar atividade física é uma das maiores dificuldades.
Assim, manter o equilíbrio nutricional para ter força para mover o corpo é fundamental, principalmente para aqueles que possuem profissões com muito uso de energia corporal ou mental. Algumas vitaminas, como o Complexo B, são fundamentais para isso, principalmente na produção de energia, gasto calórico e manutenção do sistema nervoso.
2. Dormir bem
Segundo a OMS, 40% da população possui algum distúrbio vinculado ao sono. Por outra via, uma noite bem dormida é essencial para garantir o bem-estar físico, auxiliando também na redução de incidência de doenças. O hormônio do sono, chamado melatonina, proporciona descanso e recuperação quase que integral ao organismo, além de ajudar na manutenção da disposição diária, promovendo outros benefícios como diminuição da ansiedade e estresse e fortalecimento do sistema imune.
3. Cuidar da imunidade
Diversos fatores podem diminuir nossa imunidade, desde uma rotina estressante até consumo excessivo de açúcar. Altos níveis de estresse já foram ligados ao agravamento de doenças cardiovasculares e ao surgimento de problemas de saúde mental.
Componentes como as vitaminas C, D, E, o selênio e o zinco auxiliam nos efeitos dos radicais livres, fortalecimento da estrutura óssea, do sistema nervoso e imunológico como um todo, aumentando ainda mais a força do nosso corpo.
A felicidade é uma construção que reúne uma série de fatores. Para que possamos encontrá-la nas pequenas coisas, é necessário garantir um equilíbrio entre nutrição e movimentação, o conectando a questões culturais e sociais que possam garantir os efeitos da sensação de bem-estar para cada indivíduo.