Dia de São Boaventura: conheça mais sobre o santo que foi nomeado por São Francisco
Confira quatro curiosidades sobre o santo que foi curado pela figura religiosa protetora dos animais e que, mais tarde, se tornou parte do convento franciscano
Nesta segunda-feira (15), é celebrado o dia de São Boaventura, que, atualmente, é conhecido como o Doutor da Igreja de Cristo. Porém, seu passado apresenta muitas curiosidades, incluindo o seu nome religioso. Confira abaixo:
O nome e a doença
João de Fidanza nasceu em 1218, na região de Viterbo, na Itália, e, ainda quando criança, pegou uma doença grave. Seu pai, apesar de médico, não conseguiu curá-lo, e, assim, o levaram para São Francisco. Ele, por sua vez, fez um sinal da cruz na testa do menino e exclamou: "Oh, boa ventura!".
Convento de Franciscanos
Quando fez 20 anos de idade, entrou em um convento de Fransciscanos. Dois anos mais tarde, adotou o nome religioso de Boaventura. Por ser muito inteligente, ele acabou crescendo e se tornando Ministro Geral dos Frades Menores, e escrevendo uma biografia sobre São Francisco.
Amigo de São Tomás de Aquino
São Boaventura foi amigo de São Tomás de Aquino, outro nome de bastante importância da Igreja Católica, e quem também era muito bem instruído.
Obras teológicas
A figura religiosa também foi autora de onze volumes de obras teológicas e, por esse e outros feitos, o nomearam de bispo e cardeal. Depois de sua morte, em 1482, a Igreja Católica canonizo-o e entitulo-o de Doutor da Igreja.