Dia do Açaí: como encaixar corretamente na dieta
Quando consumido regularmente, oferece inúmeros ganhos para sua saúde
5 de setembro é o Dia do Açaí, data criada por meio da Lei ordinária nº 8.519, de 31 de julho de 2017 e que coincide com o Dia da Amazônia. Esse fruto "invadiu" as demais regiões do país e com direito a conquista de muitos paladares. Nesse sentido, aprenda a encaixar o açaí no dia a dia com a ajuda da nutricionista e personal trainer Aline Becker.
Saiba mais sobre essa adaptação no Dia do Açaí
"Uma ótima maneira de encaixar o açaí no dia a dia é colocando como pré-treino. É um alimento riquíssimo em energia, tem bastante carboidrato, fibras e é antioxidante. Por ser um alimento rico em valor energético, é ótimo para dar aquele combustível para o treino, ajudando a ter energia e disposição para treinar", afirma Aline em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Questionada sobre a quantidade diária ideal de consumo, Becker admite que relativo devido a altura, peso, rotina, do tipo de treino de cada pessoa, mas que ainda assim cabe uma sugestão.
"A ideia é que no geral uma pessoa utilize 100g ou 200g por dia. Mas sempre lembrando que uma alimentação saudável é uma alimentação variada. Então, vale a pergunta: será que açaí todos os dias é necessário? Porque a ideia de uma alimentação saudável não é só consumir alimentos saudáveis, mas também ir alternando esses alimentos", pontua a profissional.
Morango e banana são as frutas indicadas para o acompanhamento em prol de um consumo saudável do açaí, ou seja, dão aquela leveza na hora do consumo e quanto menos adições é melhor, principalmente por conta da questão calórica.
"Um acompanhamento maravilhoso para bater junto com o açaí é o morango. O morango é uma fruta riquíssima em antioxidante. Uma fruta que tem poucas calorias e vai dar um gosto, um sabor ainda melhor e potencializando os efeitos do açaí. Se o açaí for utilizado como pré-treino, a banana também é uma ótima opção para bater junto no preparo do açaí e ajuda a potencializar ainda mais essa energia", detalha a nutricionista.
O que não deve acompanhar o açaí de jeito nenhum?
Costuma tomar açaí com alimentos ricos em açúcares e xaropes, exemplos: creme de avelã com cacau e leite, chocolate, leite condensado, achocolatado e leite em pó? Está na hora de rever as suas escolhas, que atrapalham até o impacto positivo desse fruto.
"Tudo que é muito calórico e adicionado vai acabar prejudicando na questão de calorias e tem um efeito contrário do que o próprio açaí oferece. O açaí é antioxidante, ajuda muito no sistema da microbiota intestinal, ajuda no funcionamento intestinal por conta das fibras, mas isso acontece quando usa o fruto em si. Quando adicionam esses acompanhamentos com açúcares e muito achocolatado acabam inflamando o nosso corpo, que é do que o açaí traz para gente", esclarece a especialista.
Outro acréscimo é que esses elementos citados anteriormente facilitam a "abundância" de gordura. "Porque quando enche muito o pote de açaí de acompanhamentos, principalmente de acompanhamentos cheios de açúcar e chocolate, acabam excedendo nas calorias. Sabemos que quando excede em calorias o acúmulo de gordura é inevitável", confirma.
Diabético pode tomar açaí?
"O diabético pode tomar açaí com certeza, mas tem que tomar cuidado primeiro com a quantidade. Segundo com esses xaropes embutidos no açaí, porque o que mais se vê hoje no mercado são xaropes que vem no açaí. A melhor maneira para todo mundo na verdade, mas dando ênfase nos diabéticos é comprar a polpa de açaí no mercado e bater com frutas, morango, frutas vermelhas, banana e sem precisar adoçar, porque assim o açaí vai ser adoçado com as próprias frutas", encerra a nutricionista e personal trainer Aline Becker.