Dia do Idoso: o que é normal mudar com a idade e o que merece atenção?
Médico neurologista explica quais sinais são comuns com o envelhecimento e quais representam um alerta
Você sabia que em 1 de outubro é comemorado o Dia do Idoso? Para marcar a data, o médico Dr. Fernando Gomes, neurocirurgião e neurocientista e professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP, explicou para o Terra Você quais os sinais que merecem atenção e o que é "normal" da idade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de brasileiros têm Alzheimer e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano no país.
“Há mudanças naturais que acontecem no cérebro conforme o tempo passa, mas as chamadas capacidades cristalizadas não devem sofrer alterações, que são as memórias antigas, o vocabulário e os conhecimentos gerais. Já as capacidades fluidas, como a memória recente, esquecer as tarefas do dia a dia e a velocidade do pensamento são as mudanças que podem acontecer, mas que merecem atenção”, explica o neurologista.
Ele indica a realização constante de check ups que incluam uma consulta médica e com profissional neuropsicólogo, além de exames de imagem como tomografia ou ressonância, exame de sangue para evitar carência de vitaminas, alteração de tireoide, entre outros.
Para manter o cérebro ativo e com bom funcionamento, o médico recomenda se manter ativo fisicamente, desafiando o órgão a aprender algo novo todos os dias e, na medida do possível, continuar trabalhando.
“O cérebro é um músculo, e assim como tal, precisa ‘ir para a academia’, ser fortalecido com novas experiencias, com convívio social e com a mente ocupada e ativa”, finaliza o especialista.