6 filmes para discutir a paternidade nos dias atuais
Confira seleção de ficções e documentários para refletir sobre os desafios da relação entre pais e filhos
Para celebrar o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (9), a equipe do Terra reuniu uma seleção de filmes e documentários que discutem a paternidade nos dias atuais.
As obras falam dos desafios e das alegrias de se tornar pai por meio de histórias reais e fictícias, mas também abordam assuntos importantes, como o abandono parental e a paternidade negra - representada pelo emocionante curta vencedor do Oscar, Hair Love.
Um destaque é o documentário brasileiro Todos nós cinco milhões, que traz relatos de filhos que cresceram sem o pai e mães solo. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, mais de 5,5 milhões de crianças não são reconhecidas pelo pai no Brasil.
Outro título imperdível é o documentário Dads, da Apple TV+, que acompanha cinco pais extraordinários ao redor do mundo e conta com a participação do brasileiro Thiago Queiroz, criador do Paizinho, Vírgula!. Confira a seguir a lista completa e onde assisti-los.
Dads (Apple TV+)
Documentário discute as alegrias e os desafios da paternidade ao acompanhar cinco pais extraordinários ao redor do mundo.
My own man (Netflix)
Um homem descobre que será pai de um menino e precisa partir em uma busca emocional e hilária para superar seus medos e inseguranças.
Capitão Fantástico (Google Play)
Ben, pai de seis crianças pequenas, decide fugir da civilização e criar os filhos nas florestas do Pacífico Norte. Um dia, no entanto, ele é forçado a retornar à vida na cidade.
Pais e Filhas - EUA (Netflix)
Um escritor viúvo é obrigado a abandonar sua filha para fazer um tratamento de saúde. Anos depois, ela ainda enfrenta os demônios de uma infância problemática.
Hair Love (Youtube)
Vencedor do Oscar 2020, o curta conta a história de um pai afro-americano aprendendo a pentear a filha pela primeira vez. Veja pelo link.
Todos nós cinco milhões (Youtube)
O longa conta relatos de filhos que cresceram sem o pai por perto e de mães que tiveram de criar os filhos sem o apoio paterno. Veja pelo link.