Dia Internacional da Medicina Integrativa: conheça três óleos para te ajudar na rotina
Eles são ferramentas poderosas que atuam de forma abrangente no organismo, contribuindo para a redução do estresse, alívio de dores físicas e melhora do humor
Nesta quinta-feira (23), é o Dia Internacional da Medicina Integrativa, que é aquela que cuida da pessoa como um todo, desde os aspectos físico, passando pelo mental e emocional, até o espiritual. Sendo assim, a aromaterapeuta e especialista em neurociência, Daiana Petry, compartilhou os benefícios de três óleos essenciais que ajudam no âmbito corporal e cognitivo. Confira:
Os óleos essenciais no organismo
Segundo a especialista, "os óleos essenciais são ferramentas poderosas que atuam de forma abrangente no organismo, contribuindo para a redução do estresse, alívio de dores físicas e melhora do humor. Eles são uma ponte entre a ciência e o cuidado humanizado".
- Lavanda: Sendo assim, o óleo essencial de lavanda é conhecida por suas propriedades calmantes. "Estudos mostram que ele pode aumentar os níveis de melatonina e diminuir os níveis de cortisol - o famoso hormônio do estresse. No âmbito físico, ele é usado como anti-hipertensivo, antioxidante para cicatrização de feridas, antiespasmódico e agente analgésico para alívio de dores", explica.
- Hortelã-pimenta: O odor de hortelã-pimenta serve para aliviar dores de cabeça, enjoss e desconfortos digestivos. Ademais, especialistas têm analisado seu impacto positivo na concentração e na energia mental.
- Bergamota: Por fim, o de bergamota contribui para a diminuição da fadiga, ansiedade e, consequentemente, o aumento do bom humor.
Qual óleo essencial é feito para você?
O óleo essencial é ativado através do olfato, que, por sua vez, aciona o sistema límbico. "Cada pessoa tem o seu aroma por causa da memória celular. Então quando você sente o aroma e não gosta, é porque você não está preparado para ele ou não há nenhuma ressonância com sua vida. Porém, quando é um aroma que te faz bem, se encha desse aroma", indica a aroma terapeuta e CEO da Pomander Florais e Aromas, Marcia Rissato. Vale lembrar que tem que sempre diluir o óleo essencial, em vez de aplicar diretamente na pele. Assim, você não corre riscos de alergias ou de se machucar. e leia a matéria completa