Dia Mundial dos Animais: 4 cuidados necessários com os pets
Todo dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais, uma ótima data para refletir sobre os cuidados necessários com o nosso pet
Você sabia que todo dia 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais? Pois é! Essa data, criada por órgãos de proteção aos animais, é muito importante para conscientizar a população da necessidade da preservação e do cuidado com todos os bichinhos. Legal, né?
Segundo dados do Instituto Pet Brasil, baseados em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 já existiam 139 milhões domesticados no Brasil. Ou seja, os animais, em especial os cães e gatos, são parte integrante de muitas famílias no país, tornando as lições do Dia dos Animais ainda mais necessárias. Afinal, é preciso cuidar muito bem desses bichinhos.
Por isso, que tal aprender nesta data tão importante quatro cuidados importantes que você deve ter com os seus pets? Veja o que separamos a seguir:
Alimentação
Seja qual for o seu pet, uma alimentação boa e balanceada é um aspecto muito importante para a sua saúde e bem-estar. Assim, consultar um veterinário e entender que tipo de ração ou comida o seu animalzinho pode e deve consumir é mais que necessário.
No caso dos cães e gatos, por exemplo, a alimentação natural em vez das rações secas pode ser benéfica, então é interessante conversar com um profissional sobre.
Adaptações em casa
Você também pode precisar mudar algumas coisas na sua casa para adequá-la para o seu pet. Dependendo do seu animalzinho, pode ser preciso, por exemplo, colocar uma tela na sacada, caso você more em um apartamento com sacada.
Outro exemplo de adaptação importante na casa está relacionado às plantas. Afinal, apesar de bonitas para a decoração e o bem-estar dos moradores, algumas podem ser venenosas para os pets e, assim, evitadas em um lar com animais.
Vacinas e visitas ao veterinário
Dá para evitar muitas doenças perigosas para os pets com vacinas. Então, não deixe de conferir quais são importantes para a espécie do seu animalzinho. Além disso, levar o pet ao veterinário periodicamente é extremamente necessário, já que esse profissional vai ajudar a cuidar da saúde do bichinho e ainda pode descobrir certas doenças enquanto elas ainda estão no início e podem ser tratadas, viu?
Documentação
Outro cuidado importante com os pets é sempre ter as suas documentações à mão. Isso é crucial em casos de emergência médica. Nesses momentos, ter em mãos o histórico médico, exames recentes e a carteira de vacinação do seu animal, entre outros documentos, será importante para que o diagnóstico aconteça mais facilmente e qualquer tratamento necessário possa ser iniciado logo.