Dieta restritiva pode atrapalhar emagrecimento, diz nutricionista
Em suma, o "extremo" é quem prejudica o alcance desse objetivo
Emagrecer é o processo que renova até a autoestima de uma pessoa, não é mesmo? Quem alcança essa meta sente-se à vontade para expor nas suas redes sociais os seus ganhos. Porém, não se alcança isso da noite para o dia e, nesse sentido, a nutricionista clínica e esportiva Lisa Afonso revelou que uma dieta restritiva pode, inclusive, atrapalhar a perda de gordura.
Dieta restritiva é vilã do emagrecimento
"A única questão que, geralmente, acontece com essas dietas restritivas, e principalmente hiperproteicas, é que depois a pessoa não consegue manter isso muito tempo", responde Lisa.
Dessa forma, a profissional argumenta que hábitos são difíceis de serem mudados. Se um sujeito adere a uma dieta, Afonso comenta que há o esforço em prol de uma alimentação organizada. E que talvez não conseguirá levar por muito tempo devido ao outro estilo de vida e com demais alimentos.
Então, um programa "exagerado" costuma causar espanto para um nutricionista. Já que quando um certo alguém perde peso rapidamente torna-se possível que ganhe dessa forma logo depois também.
"Às vezes, a mudança gradativa é mais eficaz no sentido de permanecer depois do que essas mais restritivas e mais radicais nesse sentido. É claro que muitas vezes é importante por conta do excesso de peso e da obesidade. Eu vejo de dificuldade é como depois manter-se a esse peso que é perdido", acrescenta a profissional.
Como aderir a um processo de emagrecimento seguro?
"O ideal é que consiga incorporar atividade física, mudar os hábitos e não ser só na dieta. As atividades de força, como musculação, tornam-se mais indicadas até para não perder massa muscular e acaba emagrecendo. Acaba perdendo caloria também e tendo um resultado melhor fazendo uma atividade física de força", encerra a nutricionista Lisa Afonso.