Dieta sem carne: como manter o consumo adequado de proteínas
Trata-se da dica para acelerar o processo de emagrecimento
É só pensar em dieta que surgem muitos questionamentos de como cumprir com esse plano em longo prazo. Ao mesmo tempo, são vários ajustes que deixam muitas pessoas indecisas, que posteriormente desistem desse hábito alimentar. Porém, quem quer manter o foco costumar ter esta dúvida: é possível manter uma dieta sem carne?
Dá para ter uma dieta sem carne!
"Dá sim para atingir determinados objetivos estéticos mesmo sendo vegetarianos ou veganos e, claro, sem consumir carne. A questão é justamente você saber se alimentar e fazer as escolhas adequadas", respondeu a nutricionista Dani Borges.
Imediatamente há outro questionamento de como fazer essa exclusão.
Dani deixou claro que existe diferença de proteína animal para vegetal e que opções não faltam para deixar o prato bem nutritivo. "Mesmo assim, uma combinação de arroz com feijão já nos dá uma combinação de proteína, de aminoácidos e outros nutrientes, que são bem parecidos com o valor biológico da proteína animal", garantiu.
Dani pontuou que a carne pode trocada por outras fontes, como vegetais folhosos escuros: leguminosas, ervilha, feijão, lentilha, grão de bico, além da combinação que define como "maravilhosa", que é o arroz com feijão.
"Quem é vegetariano e quem é vegano também consegue fazer uma dieta bem balanceada. Bem equilibrada, gostosa e sem a adesão da carne na dieta", concluiu a nutricionista Dani Borges.
Como é o perfil do vegetariano?
O Guia Alimentar para População Brasileira produzido pelo Ministério da Saúde define que vegetarianos são as pessoas que optam por não consumir alimentos de origem animal. A restrição incide apenas com relação as carnes. Pode, portanto, excluir o consumo de ovos e leite ou mesmo todos os alimentos de origem ou derivação animal, como o mel e a gelatina.