Doce na dieta para emagrecer nem sempre é vilão; entenda
O consumo de doces com moderação não prejudica quem pensa em emagrecer
Emagrecer é o sonho de muitas pessoas, que pensam que é preciso eliminar várias substâncias do seu plano alimentar, por exemplo: carboidrato, açúcar e, principalmente, doce. No entanto, existe a chance de emagrecer com doce na dieta e a nutricionista Renata Branco comentou sobre essa possibilidade em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Entenda como emagrecer com doce na dieta
"O melhor horário é após o almoço. Você fazendo uma refeição rica em fibras como legumes, verduras, proteína e gordura, esses nutrientes vão evitar o pico de insulina. Fazendo com que o açúcar do doce ingerido não seja absorvido tão rapidamente, impedindo que ocorra um pico de glicose e de insulina, sendo prejudicial ao organismo e que estão associados à obesidade, a diabetes e a outras doenças e favorecem o depósito de gordura abdominal", confirmou a profissional.
Engana-se quem pensa que o doce não é recomendado para quem se exercita, ou seja, pode saborear com cautela e ainda há benefícios para quem ingere tanto antes ou depois do treino.
"Outra opção é no pré-treino, que auxilia no fornecimento de energia rápida para o treino, e no pós treino que recupera o estoque de glicogênio. É sempre importante lembrar que não existe um único alimento que vai te engordar.. Você pode sim incluir um doce, mas dentro do seu planejamento alimentar e sem excessos, mas se o doce é um gatilho para você não parar de comer opte por um chocolate amargo", detalhou.
Outra sugestão para um desportista é o doce de leite, reconhecido pela sua riqueza em açúcar e baixa quantidade de gordura. "Quando não há muito tempo para comer antes do treino, o ideal é uma fonte de energia rápida. Uma colher de sopa já tem um bom aporte de carboidrato para o treino", garantiu.
Outros auxílios sobre emagrecer com doce na dieta
Branco citou que um esportista que vive com doce como seu "ponto fraco" deve evitar os ultraprocessados, como a bala. Paralelamente, acusou qual é o pior horário para comer algo açucarado.
"A noite sua produção de enzimas digestivas é menor, o gasto calórico também é menor e facilita o acúmulo de gordura", concluiu. Além disso, Renata sugeriu panquecas de banana ou cacau, bolos com farinhas integral e pudim de chia para quem pratica esportes.
Dado
É o conjunto de informações que parte de encontro com a realidade brasileira. A pesquisa coletada da rede eCGlobal citou, que mais de 16% dos brasileiros consomem doces em todos os dias da semana. Há também o acréscimo de que 33% ingerem sem nenhuma preocupação com horário.